Los Roques

Por Adrian Medeiros Atualizado em 25 abr 2022, 11h30 - Publicado em 17 out 2011, 15h42

Los Roques é amplamente considerado o destino mais extraordinário e imperdível para os visitantes da Venezuela. E não é à toa. Situado a aproximadamente 170 quilômetros da costa do país, em pleno mar do Caribe, o arquipélago possui cerca 50 ilhas e uma infinidade de atrativos para os seus turistas, em sua maioria casais e jovens que buscam incomparáveis praias para desfrutar. Embora acessível por barcos particulares vindo de vários locais, o principal meio de se chegar ao arquipélago são através dos vôos comerciais que partem quase que diariamente de Caracas, Porlamar e Maracaibo.

O aeroporto de Los Roques se encontra na ilha Gran Roque, a mais povoada da região, local onde também se concentram os principais hotéis, pousadas e a parca infra-estrutura do lugar.  Não espere por muito luxo: a maioria dos locais de hospedagem, por exemplo, sequer oferece água aquecida, algo que dificilmente fará falta. Também é em Gran Roque que deverá ser paga a taxa obrigatória para visita do arquipélago, já que, diante da legítima necessidade preservação, foi instituído um Parque Nacional no lugar em 1972.

Um dos principais destaques de Los Roques é a ampla variedade de opções para se aproveitar.  Os amantes de mergulho, por exemplo, irão se fartar com as excelentes alternativas, dentre as quais se destacam Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa. A visibilidade beira o inimaginável e a fauna submarina local deixará até os iniciados na prática impressionados.

Para quem busca praias para relaxar, se banhar e tomar sol, as possibilidades não são menos amplas. Ao contrário, areias brancas e águas calmas e transparentes, ideais para banhistas, são abundantes em Los Roques. As ilhas mais conhecidas para tal são Francisquí, Madrisquí e Crasquí que, a exemplo dos locais para mergulho, são acessados de barco a partir de Gran Roque. Outro destino interessante no arquipélago, principalmente se crianças estiverem no grupo de viagem, é a visita à Dos Mesquises, onde é possível conhecer e participar do projeto “adote uma tartaruga”.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e Los Roques. A forma óbvia de chegar ao arquipélago é através de voos até Caracas (direto, com Gol e Tam, desde 4h30 de duração, e com uma escala com Avianca, Taca e Copa) e de lá seguir em pequenos aviões em uma viagem de cerca de 40 minutos. Há também voos desde Isla Margarita, mas a frequência de partidas é muito menor, o que exige certa programação.

ONDE FICAR

Economizar em Gran Roque pode não valer a pena. Os quartos de hospedarias intermediárias ou inferiores não possuem chuveiro quente, luxo só encontrado nas categorias superiores. Via de regra, somente nelas você encontrará ar-condicionado, camas confortáveis e certo charme nas acomodações.

ONDE COMER

As opções de restaurantes em Los Roques são poucas e deixam um pouco a desejar. A razão é simples: a grande maioria dos turistas fecha pacotes de pensão completa com as pousadas e hotéis. Café da manhã e jantar são feitos nos hotéis, enquanto que o almoço, em uma ilha ou praia mais isolada, vai dentro de uma caixa cooler junto com o hóspede. A maioria das pousadas possui uma cozinha muito boa, com pratos baseados em frutos do mar, com peixes grelhados, lagostas, ceviches e sushi, aceitando não-hóspedes nos jantares.

AGITAR

Se de dia as horas de sol são dedicadas à praia e ao mar, quando a noite cai o agito acontece em alguns poucos bares nas cercanias da Praça Bolívar. Alguns só abrem durante a alta temporada, enquanto que outros possuem bar interessante e até DJ.

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Saúde: Não há demandas específicas

Melhor época para visitar: O arquipélago goza de bom tempo durante quase todo o ano

Publicidade