No período colonial, Laranjeiras, a 24,7 quilômetros de Aracaju, no Sergipe, foi sede de inúmeros engenhos de cana-de-açúcar e importante centro de comercialização de escravos.
O passeio pelo Centro Histórico da cidade pode começar no Museu Afro-Brasileiro, que exibe móveis, maquinário de engenhos, objetos de tortura de escravos e representações de orixás.
Em seus arredores ficam as igrejas de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, ambas do século 19.
Perto dali, na Praça Doutor Heráclito Diniz Gonçalves, estão a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus (século 18) e o Museu de Arte Sacra. Também na região central, duas igrejas têm mirantes: a Capela de Bom Jesus dos Navegantes (1905), no Alto do Bom Jesus, e a Igreja do Senhor o Bonfim (século 19). Saiba mais sobre as igrejas de Laranjeiras.
O Posto de Informações Turísticas, próximo ao Mercado Municipal, orienta sobre os horários das igrejas e as localizações das atrações mais distantes (ali você pode contratar um guia).
Quem viaja com crianças vai gostar do Hotel Fazenda Boa Luz, que abriga parque aquático e zoológico. Em outubro, Laranjeiras recebe o confronto entre Lambe-Sujo e Caboclinhos, encenação da batalha entre negros fugidos e índios contratados pelos senhores locais para capturá-los. Para fazer o passeio com uma agência, contrate a Nozes Tur, em Aracaju.
Atualizado em 24/11/2015.
LEIA MAIS
• Mais informações turísticas sobre o estado do Sergipe
• Pequena notável: um roteiro de 48 horas em Aracaju (SE)
• Saiba como fazer os passeios de barco pelos cânions do Xingó