Jaipur

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 28 set 2011, 16h13

A longa estrada que separa a capital do Rajastão de Nova Délhi reserva experiências únicas, como dividir o asfalto com carros que parecem que vão desmontar ao atingir 80 km/h, caminhões coloridos que não chegam a 60 km/h, tratores carregando fardos imensos a 20 km/h, todos desviando de dromedários, trotando felizes a 5 km/h. Todo mundo gesticulando e buzinando, com exceção feita aos camelos. Só isso já valeria a viagem.

Mas, ao atravessar a planície desértica e chegar à cidade rosa, tudo parece mudar de humores. Jaipur encanta pelos mercadores de rua, barulhentos e sorridentes; pelas paredes caiadas de rosa (na verdade, um ‘salmão’) e uma atmosfera alegremente caótica. Turisticamente as atrações principais da cidade talvez sejam o magnífico Forte Amber ou mesmo o palácio do marajá, mas o melhor da cidade é caminhar por sua vielas e ruas, tomando o cuidado para não ser atropelado por um auto-rickshaw ou uma bicicleta-táxi.

A cozinha local é deliciosa e pode ser provada seja em barraquinhas de rua (fique de olho nas regras de higiene) ou nos hotéis em palacetes que outrora serviram de residência para nobres e burocratas.

Informações ao viajante

Línguas: Inglês,hindi e outros idiomas

Saúde: Certificação internacional para febre amarela

Melhor época para visitar: De Novembro a Fevereiro, o inverno da região. Entre Junho e Setembro é a época das monções, quando a cidade por receber chuvas pesadas. De Abril a Julho as temperaturas passam facilmente dos 30 graus, por conta do clima semi-árido da região.

Publicidade