Ilha de Itaparica: restaurantes, hotéis, passeios e mais

Site: http://itaparica.ba.gov.br

População: 66.506 hab (Itaparica e Vera Cruz)

DDD: 71

Estado: Bahia

Distância de outras cidades: Valença, 110 km, Feira de Santana, 203 km, Salvador, 292 km

Atualizado em junho de 2019

A maior ilha da Baía de Todos os Santos abriga os municípios de Itaparica, parte histórica da ilha com algumas construções coloniais em ruas de paralelepípedo, e Vera Cruz, onde estão as praias mais frequentadas. Terra natal do escritor João Ubaldo Ribeiro, que ambientou na ilha seu mais famoso livro: Viva o Povo Brasileiro.

COMO CHEGAR

Vindo do sul ou oeste da Bahia, a principal rodovia de acesso é a BR-101. Em Santo Antônio de Jesus, prossiga pela BA-046 e, a partir de Nazaré, o trecho final é pela BA-001. Para quem parte de Salvador, o melhor é embarcar no ferry boat que sai do Terminal de São Joaquim e chega a Bom Despacho, em Itaparica (saídas a cada hora, 2ª/sáb 5h/23h30, dom 6h/23h30, uma hora de travessia, internacionaltravessias.com.br). Quem estiver a pé pode fazer o trajeto em lanchas rápidas com saídas a cada meia hora do terminal marítimo do Mercado Modelo e desembarque na Praia de Mar Grande (socicamnauticaeturismo.com.br).

COMO CIRCULAR

Vans e táxis fazem a ligação entre o Terminal de Bom Despacho ao centro histórico de Itaparica (10 km). Pela BA-001 chega-se às principais praias da ilha – a melhor forma de conhecer as praias é com carro próprio, pois o transporte público é bem escasso por lá.

QUANDO IR

Quase não tem tempo ruim por lá, faz sol e calor quase o ano inteiro. Entre abril e junho, as chances de chuva aumentam consideravelmente. Entre setembro e novembro, o clima é quente e as praias não estão muito cheias.

O QUE FAZER

Por tudo que o litoral baiano tem, as praias da Ilha de Itaparica decepcionam um pouco. Não há nenhuma de deixar o queixo caído. Entre Itaparica e o Terminal Bom Despacho, as vizinhas Ponta de Areia e Amoreiras tem mar rasinho e muitas barracas na orla. Endereço do Club Med Itaparica, a praia de Conceição tem mar calmo e vista para Salvador – aqui você encontra os hóspedes do resort praticando esportes náuticos.

Procurada por pescadores, Aratuba tem um consistente banco de areia formado na maré baixa. A 40 km de Itaparica, a movimentada Cacha-Pregos é cercada de coqueiros – a partir daí, barqueiros levam os turistas para conhecer o “pantanal baiano”, uma área ao lado do Rio Jaguaripe repleta de manguezais e fontes de água doce, com fauna abundante.

Para visitar o centrinho histórico de Itaparica, a pedida é deixar o carro parado e seguir caminhando pelas estreitas ruas. Rapidamente, conhece-se a Matriz do Santíssimo Sacramento, a Capela de Nossa Senhora da Piedade e o Forte de São Lourenço. Ao final, dá para beber uma água fresquinha da Fonte da Bica.

Veja também

ONDE FICAR

Inaugurado em 1979, o Club Med Itaparica além de ser um integrante da primeira leva de resorts no litoral brasileiro, ainda marcou a entrada da rede francesa no país. Conhecido pela animação dos recreadores (a humorista Dani Calabresa foi monitora e ganhou esse apelido lá), o pessoal do Club Med não deixa a peteca cair. Localizado na praia da Conceição, bem de frente para Salvador, tem uma extensa oferta de lazer, especialmente na parte náutica.

Mais antigo que o Club Med, o Grande Hotel Sesc Itaparica está colado na parte mais histórica da cidade. Tem quartos amplos e quadras esportivas. Quem é associado do Sesc tem uma diária bem camarada.

O maior número de hospedagens fica de frente na praia Ponta de Areia. Para chegar no mar, os hóspedes da Pousada Nel Blu e da Pousada Tropicália precisam atravessar a avenida. Já o Itaparica Praia Hotel é um típico pé na areia.

Famoso restaurante na praia do Mar Grande, no centrinho de Vera Cruz, A Casa do Vizinho montou uma pousada anexa com um agradável jardim.

Na praia de Aratuba, a Pousada Zimbo Tropical trocou a proximidade da praia (na verdade fica a 150 m) por um terreno no meio da mata, em que o hóspede pode relaxar numa rede.

Veja também

ONDE COMER

A oferta de boas casas para se comer na ilha é bem restrita, não espere por nenhuma refeição memorável. Já descrito acima, em Onde Ficar, A Casa do Vizinho é um dos restaurantes mais tradicionais da praia de Mar Grande, servindo receitas clássicas de peixes e carnes.

Dentro da Marina de Itaparica, no Cento Histórico, o Águas Marinhas tem como trunfos, a moqueca com cerveja gelada e a vista da Baía de Todos os Santos.

Quem não abre mão de uma barraca de praia com cardápio repleto de pratos e porções, encontra seu porto segura na Jardim da Ilha, em Ponta de Areia.

Busque aqui hospedagens na Ilha de Itaparica

Veja tudo sobre a Bahia

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s