Helsinque

Site: http://www.visithelsinki.fi

População: 580.000 hab

Fuso horário: +5h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: São Petersburgo 369 km, Tallin 88 km, Porvoo 52 km, Turku 170 km, Tampere 180 km

Helsinque, a arborizada e super organizada, a capital da Finlândia é um convite a grandes passeios a pé com seus amplos espaços públicos, muitos parques e vida portuária bem agradável. A presença do grande arquiteto Alvar Aalto é sentida em alguns edifícios, mas o grande ícone local é o Tuomiokirkko, a igreja luterana que domina a praça do Senado. Dali são poucos passos para a Catedral Ortodoxa Uspensky e suas paredes de tijolo vermelho, outro símbolo local. Se a fome já bater, passe na praça do mercado Kauppatori, com barraquinhas oferecendo paellas, sopa de salmão e bolinhos de bacalhau. Com o tempo ruim ou não, entre no kauppahalli, o mercado coberto com ingredientes maravilhosos e mais opções para uma boquinha. Perca-se por entre as ruas que cruzam o Esplanade Park, o centro social e comercial da cidade, antes de pegar o rumo da avenida Mannerheimintie, onde localizam-se o museu de arte moderna Kiasma, o museu nacional Kansallismuseo, a elegante casa de concertos Finlandia Hall e o imponente prédio que abriga o Parlamento. No final da grande avenida encontra-se o Estádio Olímpico, sede das competições de atletismo dos Jogos de 1952.

Próximo dali está o Parque Sibelius, uma agradável área verde construída em homenagem ao célebre compositor. Outro orgulho dos finlandeses é a ilha-cidadela de Suomenlinna. Fortificada no século 18 pelos suecos, então senhores da região, era uma proteção estratégica contra os hostis russos que rondavam o Golfo da Finlândia. Listada como Patrimônio da Humanidade da Unesco, um passeio por aqui merece pelo menos meio dia.

Com o tempo quente e bom, faça um piquenique com sanduíches de salmão defumado e uma cerveja Lapinkulta pelas muitas ilhas e praias da região. Quando o tempo esfriar, o negócio é frequentar restaurantes, bares e cafés bacanas como o Kappeli, Café Esplanad e Juttuppa, antes (ou depois) de assistir uma partida da equipe de hóquei local, o Jokerit, no moderno Hartwall Areena.

Para quem tiver um dia extra, pegue um ferry e passe um dia em Tallin, na Estônia, um excelente passeio para conhecer uma cidade histórica e patrimônio da humanidade.

COMO CHEGAR

Não há voos entre o Brasil e Helsinque. No entanto, o aeroporto Helsinki-Vantaa é bem conectado com várias cidades europeias, como Lisboa, Frankfurt, Estocolmo, Londres e Amsterdã. Para outras cidades finlandesas, a companhia Finnair oferece voos para Tampere, Rovaniemi e Turku, entre outros.

Ônibus saem da rodoviária Kamppi, com saídas frequentes para Porvoo (1h), Tampere (2h30), Turku (2h30), Savonlinna (5h30) e Kuopio (7h) e Rovaniemi (13h25, serviço noturno). Trens saem da estação central e são uma forma prática para chegar tanto aos maiores centros finlandeses como São Petersburgo, na Rússia.

A cidade também pode ser alcançada com ferries a partir de Estocolmo e Tallin.

Informações ao viajante

Línguas: Finlandês,mas a maioria das pessias domina bem o inglês. Sueco e alemão também são dominados por muitos locais.

Saúde: Não há restrições


Melhor época para visitar: Entre abril e outubro, quando a cidade apresenta agradáveis temperaturas e uma animada atmosfera

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s