Haia

População: 500.000 hab

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Amsterdá 59 km, Delft 14 km

Haia, também conhecida, em holandês, como Den Haag, é protagonista tanto no cenário político da Holanda como também internacionalmente. Sede do parlamento e do governo do país, além de servir como local de residência da monarquia local, não é, curiosamente, sua capital, que fica em Amsterdã. Mas é tão apaixonante quanto. Ao redor da estação central, estão modernos edifícios de linhas arquitetônicas vanguardistas e desafiadoras. As grandes atrações da cidade, no entanto, estão a algumas quadras do Centro. A mais preciosa delas tem tudo a ver com o Brasil.

O pequeno Gabinete Real de Pintura, o Mauritshuis, localiza-se na mansão do nobre Maurício de Nassau, ex-governador do Brasil holandês, cuja capital ficava no Recife. O edifício pode não ser grande, mas sua pinacoteca é superlativa, com destaque para obras de Rembrandt, Carel Fabritius, Paulus Potter e o belo Moça com Brinco de Pérola, de Jan Vermeer. Logo ao lado do museu está o parlamento, o Binnehof, um edifício histórico do século 13 e que pode ser visitado. Outro museu interessante é o Panorama Mesdag. Apesar de possuir diversos quadros, boa parte deles com motivos navais, o grande destaque é um painel circular de 120 metros de circunferência retratando uma vista de 360 graus de uma praia da região. Outra atração bacana é o Escher in Het Paleis, dedicado ao artista plástico M.C. Escher e seus fantásticos desenhos e gravuras que desafiam a perspectiva.

Haia é muito agradável e, combinada a Delft, é um ótimo passeio de um dia a partir de Amsterdã.

COMO CHEGAR

A forma mais simples, rápida e barata de chegar à Haia é através de trens da companhia nacional NS (www.ns.nl). Desde Amsterdã são 50 minutos a € 10,40 até a estação Den Haag Centraal, a principal da região. Daqui até o Binnenhof são apenas 10 minutos a pé. Haia também é facilmente acessível a partir de Delft, Leiden, Rotterdam, Haarlem e Utrecht.

COMO CIRCULAR

As principais atrações estão muito próximas à estação central. O ideal é fazer os passeios a pé ou bondes.

Informações ao viajante

Línguas: Holandês


Melhor época para visitar: Primavera, época das florações, verão, quando a cidade está bem bonita e verdejante, e outono, com temperaturas agradáveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s