Düsseldorf

Fuso horário: +5h (horário de Brasília) Distância de outras cidades: Munique: 487 km; Dresden: 486 km; Berlim: 478 km; Hamburgo: 339 km; Frankfurt: 182 km

Quando o assunto é modernidade, os alemães estão entre os campeões. Com cidades repletas de boa infraestrutura para atender tanto moradores quanto turistas, a Alemanha também está à frente quando o assunto é respeitar a diversidade. Suas iniciativas educativas e respeitosas frente ao público LGBT incluem guias para jogadores gays – um projeto contra a homofobia no futebol – e a opção de registrar recém-nascidos como sendo pertencentes ao ‘terceiro sexo’. Entre as grandes cidades abertas a essas novidades, está Düsseldorf.

Localizada à beira do Rio Reno, a cidade possui ares cosmopolitas, com empreendimentos futuristas e vida cultural agitada. Por outro lado: há um sentimento histórico muito forte, presente em algumas construções antigas que conversam com os avanços vistos pelas ruas, fazendo com que presente, passado e futuro dialoguem perfeitamente.

Considerada uma das maiores cidades do país, Düsseldorf é, também, um dos principais polos financeiros da Alemanha, atrás apenas de Frankfurt. Aqui, há importantes eventos de moda, com mais de 800 showrooms.

CURIOSIDADES

Personalidades ilustres nasceram em Düsseldorf. Entre elas: a cantora alemã Doro Pesch, ex-vocalista da banda Warlock, o guitarrista Uli Jon Roth e o cineasta Wim Wenders.

ONDE FICAR

A decoração tradicional do Hotel Villa Achenbach incluem belas peças de época, que remetem ao século passado. Já o Breidenbacher Hof, a Capella Hotel está localizado em uma região privilegiada, no coração do Centro da cidade.

O QUE FAZER

Terceiro maior palco da colônia japonesa da Europa, Düsseldorf oferece entre maio e junho o Japantag, tradicional festa temática com stages de culinária, esportes, música e artes marciais.

Repleto de relíquias, o bairro de Kaiserswerth remete ao século passado, com construções históricas. O prédio do Tonhalle abriga shows de rock e concertos de música clássica – e valem muito uma visita.

Pra quem deseja conhecer um pouco mais da vida cultural da cidade, vale dar um pulo no excelente Goethe Museum, com instalações completas para conhecer a vida e obra de um dos poetas mais importantes do país.  Se o desejo é uma opção mais interativa, o Filmmuseum oferece ótimas alternativas para conhecer a história do cinema. Já o Stadtmuseum é uma boa pedida para quem deseja conhecer mais sobre a história de Düsseldorf.

Se o desejo é ter uma visão privilegiada da cidade, vá à Rheinturm – torre de 234 metros que abriga dois restaurantes. O calçadão Rheinpromenade, por outro lado, tem as margens do Rio Reno ao dispor do turista. 

Parques também estão na rota dos visitantes de Düsseldorf. O Stiftung Schloss Und Park Benrath tem um castelo lindo e um jardim super charmoso – que fica ainda mais impecável na Primavera. No roteiro para fazer a dois, há, ainda, o bairro Medienhaffen, com prédios do renomado arquiteto Frank Gehry. 

Para fazer compras, dê um pulo no Köenigsallee – complexo que reúne shopping, gastronomia e hotéis e é carinhosamente chamado de KÖ. 

ONDE COMER

O Schweine Janes tem um dos melhores joelhos de porco da cidade. Já o Munstermanns Kontor oferece um dos melhores custos benefícios. No entanto, as filas enormes nos finais de semana pedem cautela. Ou seja: chegue cedo. Se o desejo é experimentar uma boa comida vegetariana, o cardápio do Sattgrün tem ótimas opções.

 

Por Camila Honorato

Informações ao viajante

Línguas: Alemão

Saúde: Para entrar na Alemanha, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: O ano todo

Publicidade