Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 24 set 2011, 10h51
A furiosa sequência inicial do filme O Resgate do Soldado Ryan dá bem o tom dos eventos que o litoral da Normandia protagonizou no dia 6 de junho de 1944. Cenário do massivo desembarque aliado na França ocupada pelos nazistas, as hoje calmas praias da região foram o palco do que entraria para a história como o Dia-D. Séculos antes, porém, outros invasores chegaram a esse território, que ficou conhecido como Normandia, a terra dos nórdicos, os temidos vikings. Esses dois legados, de guerras e invasões, são notados por toda a região, pontilhada de cidadezinhas inteiramente formadas por casas de pedra. O destaque do noroeste francês, no entanto, é a magnífica cidadela de Mont Saint Michel, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
COMO CHEGAR
Não há serviços de trem para essa área, mas ônibus conectam a região com as cidades de Rennes e Caen. Outra forma de acessar o litoral da Normandia é de carro ou bicicleta.
Informações ao viajante
Línguas: Francês
Saúde: Para entrar na França, nenhuma vacina é obrigatória.
Melhor época para visitar: Entre abril e setembro, a região apresenta um colorido especial e uma animada agenda cultural. No inverno, o clima e o vento não são especialmente convidativos.