Site:
http://www.cordoba.es
http://www.cordobaturismo.es População: 328.000 hab
Fuso horário: +4h (horário de Brasília)
DDD: 95
Distância de outras cidades: Madri 392 km, Barcelona 878 km, Sevilha 143 km, Granada 168 km, Valência 522 km, Santiago de Compostela 995 km, Toledo 302 km, Navarra 821km, SanSebastián 858 km, Segóvia 464 km, Salamanca 515 km, Ilhas Baleares 881 km.
A sala de orações, da Mesquita de Córdoba, produz uma visão fascinante com suas 850 colunas e arcos Thinkstock/
Publicidade
Publicidade
1/12 A sala de orações, da Mesquita de Córdoba, produz uma visão fascinante com suas 850 colunas e arcos (Thinkstock)
2/12 Ponte romana sobre o rio Guadalquivir e, à esquerda, a Grande Mesquita de Córdoba (Thinkstock)
3/12 O interior da Mesquita de Córdoba também é um deslumbrante museu não oficial com obras de edifícios romanos e visigóticos (Divulgação)
4/12 Em seus 1200 anos de história a Grande Mesquita de Córdoba resume o poderio cultural, político e religioso do Islã na península Ibérica (Divulgação)
5/12 Parte das ruínas do complexo de palácios de Medina Azahara, do ano de 936, foi desenterrada e pode ser contemplada em uma visita (Dilvulgação)
6/12 Fundada por Abderrahman I em 785, a Mesquita de Córdoba resume o poderio cultural, político e religioso do Islã na península Ibérica (Divulgação)
7/12 Pátio do Museu de Belas Artes, em Córdoba (Antonio Garrido)
8/12 Interior do Museu Diocesano, em Córdoba (Turespanha)
9/12 Construído no século 1, o complexo de palácios de Medina Azahara, próximo a Córdoba, foi pesadamente saqueado a partir do século 11 (Divulgação)
10/12 Apenas uma parcela do complexo de palácios de Medina Azahara, construído no século 1, foi desenterrada por arqueólogos (Divulgação)
11/12 Jaspe, ouro, mármore e outros materiais deram vida aos salões, banhos, mesquitas, pátios e jardins da Medina Azahara, que foi pesadamente saqueada a partir do século 11 (Divulgação)
12/12(lucaVolpi/Flickr/Creative-Commons)
No começo do século 8, boa parte do que hoje são Espanha e Portugal sofreria uma dramática transformação, quando o Islã dominou quase toda a Península Ibérica e denominou o território como Al-Andalus – de onde se originaria o nome Andaluzia. Um dos legados desse período que se estendeu por mais de 700 anos é a magnífica Mesquita de Córdoba. A cidade foi fundada pelos romanos e prosperou sob os mouros, que ali estabeleceram sua capital e construíram centenas de mesquitas, banhos públicos e a venerada universidade. Junto com Sevilha e Granada, Córdoba faz parte de um roteiro que revela esse passado glorioso mas mostra também um lado cosmopolita, com ruas amplas e arborizadas, animada vida noturna em bons restaurantes e bares.
COMO CHEGAR
Há voos diretos de Madri para as principais cidades andaluzas. Chega-se facilmente a Córdoba também de ônibus ou trem. A estação de ônibus (957-404040) está interligada a cidades como Sevilha, Granada e Madri. A estação de trem de Córdoba (957-400202) conecta a cidade a Sevilha, Madri, Barcelona, Málaga e Granada.
Informações ao viajante
Línguas: Espanhol
Saúde: Para entrar na Espanha, nenhuma vacina é obrigatória.
Melhor época para visitar: Entre abril e junho as temperaturas são mais amenas, com céu azul e parques floridos.