Colonia del Sacramento

População: 21.000 hab Fuso horário: 0h (horário de Brasília) DDD: 52 Distância de outras cidades: Puntadel Este 324km, Montevidéu 176 km

Seja qual for o número de vezes que você visitar esse destino histórico uruguaio a 177 quilômetros da capital, Montevidéu, a sensação será a mesma: Colonia del Sacramento, a cidade mais antiga do país, parece ter parado no tempo. E esse é o melhor motivo para conhecê-la.

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1995, Colonia é cinematográfica. Casario colonial bem preservado, ruas de paralelepípedos iluminadas por lamparinas e becos escondidos à espera de um passeio descompromissado.

O Centro parece preservar os mesmos ares da época em que portugueses e espanhóis disputavam esse território estratégico às margens do Rio da Prata – a cidade foi fundada por portugueses e, quase um século depois, passou para a administração da Espanha –, dando ao lugar uma bela (e imperdível) arquitetura portuguesa com sotaque espanhol.

COMO CHEGAR

Em geral, chega-se a Colonia de ônibus ou barco. A primeira opção é no caso de você estar vindo de Montevidéu (duas horas e meia de viagem). A segunda, se estiver em conexão com Buenos Aires, viajando de ferryboats da Buquebus (www.buquebus.com) e da Colonia Express (www.coloniaexpress.com). Para os que estão de carro, a partir de Montevidéu, são 177 quilômetros pela Ruta 1.

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Saúde: Não há exigências específicas

Melhor época para visitar: Entre setembro e abril, o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. No inverno gelado, a temperatura pode chegar aos 6ºC, ou menos, de acordo com a região.

Publicidade