Chichicastenango

População: 23.000 hab Distância de outras cidades: Guatemala 140 km

A pequena Chichicastenango, cercada de montanhas e localizada a mais de 2 mil metros de altitude, é uma verdadeira aula de antropologia. As diferentes nações que derivaram do desmembramento do povo maia encontram-se aqui, celebrando sua diversidade em artesanatos e tecidos coloridos, numa gastronomia fortemente baseada em produtos da terra que se espalharam pelo mundo — milho, pimenta, pimentões, tomates, cacau — e uma inconfundível presença do dominador espanhol.

Localizada a 140 quilômetros de distância da capital Guatemala, a viagem até lá é um zigue-zague pela cordilheira. Chegando lá, as paredes brancas da igreja de São Tomás, local da maior celebração local, o festival do santo que vai de 13 a 22 de dezembro. Além de muita dança e procissões, a cidade se enche com muita comida de rua e enfeites. Aos pés da escada da igreja de 400 anos, xamãs queimam incensos e invocam espiritos da antiga América Central.

Muita gente porém vem até aqui para conhecer o mercado. Às quintas e domingos a cidade fica repleta de vendendores que oferecem de ervas, frutas e verduras a bugigangas e artesanatos. Aqui é um dos melhores locais para comprar os coloridos tecidos dos kiche, a preços bem razoáveis — note que quanto mais longe do Centro, mais baixos são os preços.

Dica: entre quinta e domingo, prefira a última, quando as confradías, as irmandades xamãs, se reúnem.

COMO CHEGAR

Nos dias de mercado (quinta e domingo) há uma boa quantidade de ônibus e vans que partem de Antigua e Guatemala para Los Encuentros. De lá, outros veículos rumam para Chichicastenango. Se quiser uma via mais rápida (e cara), acerte o passeio com agências de viagem. De Guatemala à cidade são 2 ou 3 horas, dependendo do meio de tranporte. Os passeios a partir de Guatemala saem por volta de US$ 100 e de Antigua, a US$ 80.

 

Informações ao viajante

Línguas: Espanho,quiche e outros idiomas nativos

Publicidade