Ceske Budejovice (Budweis)

Site: http://www.c-budejovice.cz

População: 100.000 hab

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Praga 150 km, Cesky Krumlov 26 km, Plzen 140 km, Salzburgo 228 km

Na alma cervejeira da Boêmia, na atual República Tcheca, Pilsen (Plzen) divide as atenções com Ceske Budejovice. Este antigo enclave germânico também é conhecido por seu nome alemão — Budweis –, e isso já conta metade da história. A divertida fábrica da marca, a Pivovar Budějovický Budvar, é um centro de peregrinação para muitos turistas beberrões em busca da verdadeira Budweiser. O nome internacional pertence à multinacional AB (Anheuser-Busch) Inbev — a mesma que produz Brahma, Antarctica e Stella Artois — daí a razão da empresa tcheca ser obrigada a comercializar seu produto em muitos mercados como Czechvar (inclusive no Brasil). Seja como for, a visita às instalações, com destaque aos tanques de fermentação e ao centro de engarrafamento, é diversão pura. Seguida, é claro, por uma gelada degustação.

Em seu centro histórico Ceske Budejovice tem o jeitão típico das cidades do Centro da Europa. A ampla praça do mercado Přemysl Otakar II é literalmente seu ponto social, religioso e político. À sua volta está um casario bem conservado, a prefeitura e algumas igrejas. Boa parte das principais atrações está em seu entorno, bem como restaurantes, bares (item importante por aqui), bancos e lojas. Há apenas alguns quarteirões dali, tudo ganha cores bucólicas, com uma feirinha de produtores rurais (com abóboras, aspargos, coelhos e tudo mais), as águas enganosamente calmas dos rios Vltava e Malse (que inundaram todo a cidade em 2002) e até um pequeno museu dedicado a motos históricas, inclusive algumas nas forças nazistas.

No geral, Ceske Budejovice vale a visita para quem está curtindo a paisagem da Boêmia, está de passagem até a mais pitoresca Cesky Krumlov ou curte mesmo uma cerveja. Quem vem, não se arrepende.

COMO CHEGAR

Ferroviário – A viagem desde Praga dura cerca de 2h30. As saídas são frequentes e os serviços são confiáveis e pontuais. Cheque horários e tarifas no site da Czech Drahy (www.cd.cz).

Rodoviário – Ceske Budejovice é facilmente acessível via rodoviária. As estradas são bem sinalizadas e muito bem mantidas. De carro, a viagem dura menos de 2 horas e há várias opções de estacionamento nas imediações do centro e da fábrica da Budweis. De ônibus a partir de Praga, a jornada leva 2h30.

 

Informações ao viajante

Línguas: Tcheco e alemão. Muitas pessoas também falam inglês.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s