Bucareste

Fuso horário: +6 h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Braşov, 170 km; Iaşi, 380 km; Cluj-Napoca, 440 km; Timişoara, 500 km.

Não subestime o poder de encantamento de Bucareste, a capital da Romênia: apesar de estar entre as capitais menos procuradas da Europa, a cidade tem lá suas particularidades, marcadas pela junção do clássico com o moderno e lugares que não devem em nada para os destinos mais badalados do continente. Por aqui, há muitas construções imponentes e praças graciosas, que pedem uma atenção maior do visitante. 

Em meio a edifícios melancólicos, dá pra notar que a cidade luta bravamente para sobrepor o passado comunista do ditador Nicolae Ceaușescu, cujo regime é considerado um dos mais sangrentos da história dessa ideologia no Leste Europeu. Hoje, ela vive um crescimento cultural nítido, decorrente da entrada da Romênia na União Europeia em 2007. Caminhar por suas ruas é ter a certeza de se deparar com uma gastronomia única, boas atrações e moradores extremamente solícitos.

Essa última característica, aliás, é o que faz os latinos se encantarem pelo lugar. O olho no olho, que a gente tanto preza, é uma marca forte desse povo tão interessante.

COMO CHEGAR

Saindo do Brasil, a melhor opção é buscar voos até Dublin, na Irlanda. De lá, é possível pegar voos diretos até o aeroporto da capital, a 17 km do Centro.

RESTAURANTES

A opção mais badalada da cidade é o Caru’ cu Bere, que pede reservas. Sua arquitetura singular chama atenção logo de cara, com decoração clássica e acolhedora. Vale a pena provar receitas tradicionais, que levam muita carne de porco. A cerveja artesanal é um show à parte, servida por garçonetes sorridentes com roupas fofas.

O Excalibur, por outro lado, leva bem a sério a temática medieval. Aqui, os pratos são de cerâmica e as canecas de bebida são de barro. O desafio é curioso, mas simples: comer com as mãos os banquetes enormes e fartos em bacon que são postos à mesa.

AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BUCARESTE

O Centro Histórico da cidade é um dos mais lindos do Leste Europeu, com prédios marcantes e bem conservados que o transformam no melhor lugar para estar em Bucareste.

Apesar do passado negro de seu ditador, o Palácio do Parlamento vale cada minuto da visita. A arquitetura incrível tem uma razão de ser: o edifício é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Pentágono nos Estados Unidos.

O Arco do Triunfo tem um quê de Paris, com casarões elegantes ao seu redor. Aqui, vale dar uma pausa pra tirar fotos.

Se o desejo é conhecer parques bem arejados, visite o Parc Herastrau, com uma área verde densa, esculturas e um belo lago – um lugar ótimo para passeios em família, sobretudo pelos pedalinhos.

Por Camila Honorato

Leia mais:

Achados na Romênia: Adriana Setti foi ao melhor restaurante de Bucareste

Encontre hotéis em Bucareste no Booking.com

Informações ao viajante

Línguas: Romeno


Melhor época para visitar: O ano todo. Mas é bom ficar atento com o período de chuvas no país. E claro, se agasalhar bem no inverno.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s