Assis

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 27 set 2011, 15h10

Não seria exagero chamar Assis de Cidade Santa. Afinal, São Francisco e Santa Clara, dois dos santos mais cultuados pelos católicos, nasceram aqui, bem no centro do mapa italiano. Tais acontecimentos fazem do lugar um importante ponto de peregrinação religiosa, concentrado nas basílicas construídas em homenagem a cada um dos ídolos beatificados – atenção para o decoro na vestimenta ao visitá-las. Mas Assis é também uma cidade belíssima, fincada em um morro do qual se pode de contemplar paisagens deslumbrantes.

O epicentro das visitas são as duas basílicas, a baixa e a alta. A baixa, mais antiga, do século 13, possui vitrais belíssimos, além de afrescos atribuídos a Maestro delle Vele, que trabalhou com Giotto. Na cripta estão os restos mortais de São Francisco de Assis. A Basílica Alta, um pouco mais recente, mas também do século 13, possui um impressionante conjunto de 28 afrescos que retraçam a vida do santo, protetor dos animais. Não deixe de visitar também a Basílica de Santa Clara (Santa Chiara), a santa que, tal como Francisco, renunciou à vida em uma família abastada para se dedicar à vida espiritual.

COMO CHEGAR

Chega-se a Assis de ônibus ou trem. Se vier de Florença, a melhor conexão é via Torontola (cerca de 2h de viagem, com saídas frequentes). Partindo de Roma, troque de trem em Foligno (2h, partidas a cada hora). Nos dois casos, desça na estação Santa Maria degli Angeli e de lá pegue o ônibus C até a Piazza Matteotti, cerca de 4 km distante, colina acima.

ONDE COMER e FICAR

Assis é uma cidade pequena, mas oferece alguns bons restaurantes e cafés, que atendem às hordas de visitantes que lotam suas ruas. Os cardápios são variados e oferecem pratos típicos da região. 

Poucas pessoas costumam passar a noite por aqui, fazendo de Assis um passeio de um dia. Perugia, nas proximidades, possui mais opções de hospedagem.

Informações ao viajante

Línguas: Italiano

Saúde: Para entrar na Itália, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: De maneira geral, a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) são agradáveis, com temperaturas moderadas.

Publicidade