Alpes Franceses
Boa parte dos maiores esquiadores do mundo consideram os Alpes um dos melhores lugares para praticar o esporte. Ainda que se divida entre sete países (Eslovênia, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Mônaco, e Itália), a cadeia de montanhas tem alguns de seus destaques no território francês.
O topo da Europa Ocidental, por exemplo, é o Mont Blanc, com 4.810 metros de altura, na fronteira da França com a Itália. Outros montes vertiginosos e com vistas imbatíveis são o pontiagudo Aiguille du Midi (3.842 metros) e o Le Brévent, com 2.525 metros de altitude.
O marco inicial perfeito para a exploração dos Alpes Franceses é Grenoble, enquanto cidadezinhas que parecem pinturas como Chamonix-Mont Blanc e Megève contam com estações de esqui de primeira linha (há cerca de 30 resorts nas proximidades). A arquitetura das casinhas com seus telhados cobertos de neve, somadas ao esqui, fazem dessa zona um sonho de consumo quase imbatível nos meses do inverno europeu.
Mas no verão, quando a vegetação se transforma e os lagos degelam, os Alpes Franceses também são uma excelente pedida para apreciadores de caminhadas ou simplesmente paisagens esplendorosas.
Em julho, uma das maiores atrações dos Alpes Franceses é a competição anual de ciclismo Tour de France, que passa pelas montanhas para terminar na famosa avenida Champs-Élysées, em Paris.
COMO CHEGAR
Os Alpes Franceses são extensos e as rotas rodoviárias requerem atenção. Para chegar nos maiores centros, a partir de Lyon, utilize os trens da SNCF ou ônibus.
Atualizado em 24/11/2015.
LEIA MAIS:
• Os 25 melhores destinos para esquiar no mundo
• 10 montanhas mais lindas do planeta
• A estação francesa de Chamonix é uma das mais roots dos Alpes na Europa
• Fotos: as melhores estações de esqui da Argentina e do Chile
• De Aspen aos Alpes: os 10 melhores resorts de esqui nos EUA e Europa
Informações ao viajante
Línguas: Francês
Saúde: Para entrar na França, nenhuma vacina é obrigatória.
Melhor época para visitar: A região oferece excelentes opções de lazer ao longo do ano. Entre abril e setembro, aproveite o sol para caminhadas, mountain-bike e rafting e, entre dezembro e março, curta os esportes de inverno numa região que já sediou diversas vezes os Jogos Olímpicos.