Trem do Rio a Minas Gerais já tem data de inauguração

A rota passará por oito cidades entre o Rio de Janeiro e a zona da mata mineira

Por Beatriz Neves Atualizado em 5 jul 2022, 16h53 - Publicado em 5 jul 2022, 11h36

Um trem turístico ligará os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais a partir de fevereiro de 2023, quando a rota começará a funcionar em estágio inicial. O projeto já vinha sendo idealizado desde 2016, mas as obras de reforma e manutenção dos trilhos só começaram de fato no último dia 27 de junho.

Nesse primeiro momento, o trem percorrerá 37km entre Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). A ideia é que sejam realizadas duas viagens por dia, uma de manhã e outra à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O trajeto deve durar entre 2h e 2h30.

O trem usado na viagem, que passará pela Zona da Mata Mineira, terá quatro locomotivas, 15 carros de passageiros, um vagão-restaurante e capacidade para 873 pessoas. Ele pertencia à Vale e está sendo reestruturado para receber passageiros.

O trem Rio-Minas passará pela Estação de Sapucaia, no Rio de Janeiro.
O trem Rio-Minas passará pela Estação de Sapucaia, no Rio de Janeiro. ONG Amigos do Trem/Divulgação

A longo prazo, a ONG Amigos do Trem, responsável pela iniciativa, pretende ligar as cidades de Três Rios (RJ) e Cataguases (MG) em um percurso total de 168km, passando por Sapucaia, ainda no Rio de Janeiro, e por Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, já em Minas Gerais. Ainda não há previsão de quando a rota completa será entregue.

A linha por onde passará o novo trem turístico estava desativada desde 2015 e só era usada para transporte de carga. A Estação Penha Longa em Chiador foi a primeira de Minas Gerais, inaugurada em 1869 pelo Imperador Dom Pedro II.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade