Trem do Rio de Janeiro a Minas Gerais tem nova previsão de inauguração
O primeiro trecho da rota turística terá 37 quilômetros de extensão
O trem turístico entre Rio de Janeiro e Minas Gerais deve ser inaugurado em junho de 2025. Em um trajeto de 37 quilômetros, o comboio conectará as cidades mineiras de Chiador e Sapucaia à fluminense Três Rios. Durante a viagem, até 837 passageiros verão a Represa de Furnas, o Rio Paraíba do Sul, montanhas e outras belas paisagens.
A Amigos do Trem, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e a concessionária VLI, responsáveis pela iniciativa, assinaram um contrato de operação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e as prefeituras de Três Rios e Sapucaia na última quarta-feira (11).
Antes das viagens serem iniciadas, os vagões e trilhos serão inspecionados e a ANTT deve assinar uma autorização para que a Amigos do Trem seja a operadora da ferroviária. Os trilhos, parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a maior do Brasil, continuarão sendo usados para transporte de carga, além da operação turística.
O projeto, que existe desde 2016, já teve diferentes datas de inauguração anunciadas no passado. O objetivo é que futuramente o trem totalize 168 quilômetros e inclua outras cidades mineiras na viagem a partir de Três Rios: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba.
Curitiba: O que esperar das atrações do Natal da Disney no Parque Barigui
Praia em Búzios é principal cenário de ‘O filho de mil homens’
Feriados 2026: o ano das superpontes para viajar mais usando menos dias de férias
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória
Estrada do Chocolate: fazendas de cacau para conhecer entre Ilhéus e Uruçuca





