Top 5: lugares incríveis no Brasil para aproveitar o verão

Chegou a temporada de praia! Veja uma seleção com cinco destinos no litoral que merecem a sua visita nesta estação

Por Bruna Ouchi, de Abril Branded Content Atualizado em 13 jun 2021, 00h11 - Publicado em 10 jan 2019, 15h38

O calor chegou e, com ele, a vontade de viajar para o litoral. Curtir o mar, conhecer a cultura e a história do local, experimentar as comidas típicas… Toda essa experiência é muito enriquecedora e relaxante. Mas como programar todos os detalhes da viagem de um jeito simples em uma época disputada como o verão? E para onde ir, com tantos lugares lindos no Brasil?

Para a primeira pergunta, a resposta é fácil: a dica é planejar tudo pela internet em um site/aplicativo de reservas online, como a Expedia, referência mundial nessa área. Reservar voos, hospedagem, carros e passeios fica bem mais prático e rápido: não precisa sair de casa, você compara preços, lê a avaliação de quem já se hospedou nos hotéis, vê no mapa onde fica cada acomodação, aproveita promoções, contrata tudo na hora e depois gerencia pelo app.

Já sobre o destino, a escolha é um pouco mais difícil, já que a costa brasileira é cheia de cidades incríveis. Mas, para descomplicar essa tarefa, selecionamos cinco opções certeiras a seguir, cada uma com um estilo. Aí, basta escolher a sua preferida, contratar os serviços pelo computador ou celular e arrumar as malas.

Salvador, Bahia

Pôr do sol na Praia do Farol da Barra, em Salvador golero/iStock

Os encantos da capital baiana são reconhecidos em todo o mundo. As belezas naturais da primeira capital nacional, assim como o alto-astral de seus habitantes, são atrativos para turistas de todas as regiões brasileiras e de diversos países. As praias do Porto e Farol da Barra são as mais requisitadas na área urbana. E as de Stella Maris, Itapuã e Flamengo, embora afastadas do centro, costumam fazer sucesso nos fins de semana.

Se o foco não for só o mar, visite o Mercado Modelo, na Cidade Baixa, e depois suba pelo Elevador Lacerda para chegar ao Pelourinho – Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985. Caminhar pelo centro histórico de Salvador é garantia de um passeio cultural cheio casarões, museus, ateliês e espaços culturais. No verão, a banda Olodum ensaia no Largo do Pelourinho duas vezes por semana e é outro programa imperdível. E também não se esqueça de aproveitar o melhor da famosa culinária baiana, com delícias como acarajé, moqueca, ensopado e bobó. Veja ofertas especiais para Salvador na Expedia.

Fortaleza, Ceará

Vista aérea da região beira-mar em Fortaleza Phaelnogueira/iStock

A capital cearense certamente possui um dos mais belos litorais do Brasil. Com infraestrutura impecável para atender turistas, a Praia do Futuro é a melhor pedida na cidade, com barracas superequipadas, internet, massagem, parque aquático e aquele mar lindo que só o Nordeste tem. Mas quem possui um tempinho pode também passar o dia em outras praias cearenses bem pertinho da capital, como Canoa Quebrada e Cumbuco.

A vida noturna em Fortaleza também é bem interessante e animada. Na Rua Dragão do Mar, por exemplo, os bares instalados em antigos casarões coloridos são um charme à parte. A gastronomia não fica atrás: o pargo assado no sal grosso é um dos pratos mais pedidos nas barracas situadas na orla da Praia do Futuro. Veja ofertas especiais para Fortaleza na Expedia.

Continua após a publicidade

Recife, Pernambuco

Sobrados coloridos do século 19 às margens do Rio Capibaribe, no Recife FerreiraSilva/iStock

Graças à sua paisagem, cortada por rios, a cidade é conhecida como a Veneza brasileira. O passeio de catamarã, no centro, por exemplo, proporciona uma experiência única aos turistas, que podem admirar os edifícios históricos do período colonial e explorar a geografia do Rio Capibaribe. Caminhando pelo Recife Antigo, é possível visitar o Marco Zero, o Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus com suas construções coloridas, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Torre Malakoff, entre outros pontos. Ali pertinho, ainda tem a linda Capela Dourada, com seu interior todo coberto de ouro.

Saindo da parte antiga, não deixe de ir à famosa Praia de Boa Viagem, com águas mornas e esverdeadas. E de experimentar alguns pratos típicos pernambucanos, como o delicioso bolo de rolo, feito com camadas bem finas de bolo, enroladas com goiabada. Veja ofertas especiais para o Recife na Expedia.

Florianópolis, Santa Catarina

Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Florianópolis daniel_wiedemann/iStock

Centro com cara de metrópole, trilhas em matas preservadas, inscrições rupestres, praias tranquilas, agitadas e outras com ondas perfeitas para surfe, dunas e vilas bucólicas. Tudo isso, acredite, faz parte de Florianópolis. Multifacetada, a cidade encanta qualquer perfil de turista, com atrações que vão muito além do mar.

No quesito gastronomia, Floripa também se destaca, com pratos de influência açoriana. A cidade ainda é responsável por cerca de 80% da produção nacional de ostras, o que a torna o melhor lugar do Brasil para comer a iguaria bem fresca. A sequência de camarão é outro sucesso gastronômico na ilha que merece ser apreciado. Veja ofertas especiais para Florianópolis na Expedia.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Teleférico do Complexo Unipraias, em Balneário Camboriú luoman/iStock

Famosa por sua vida noturna, Balneário Camboriú reúne as mais badaladas casas noturnas de Santa Catarina. Seus beach clubs, com música eletrônica ou sertaneja, são referência na região. E para quem gosta mais de bar, é só escolher entre diversos da Avenida Atlântica.

Mas nem apenas da noite vive a cidade: as praias também são grandes atrativos desse destino, com estilos que agradam todos os perfis de viajantes: jovens, famílias com crianças, naturalistas, surfistas, baladeiros. E tem atividade até para quem curte turismo de aventura. O parque Unipraias possui teleférico, tirolesa, arvorismo, mirantes com vista panorâmica e um trenó que pode atingir 60 quilômetros por hora. Veja ofertas especiais para Balneário Camboriú na Expedia.

Continua após a publicidade
Publicidade