Continua após publicidade

Microcasas no interior de São Paulo para alugar no Airbnb

'Tiny houses' com clima intimista e formatos inusitados podem ser ótimas escapadas de fim de semana

Por Malu Jansen
Atualizado em 24 set 2024, 23h22 - Publicado em 24 set 2024, 10h00
Queluz, São Paulo, Brasil
Casa sobre rodas: a Natuca é exemplo de tiny house, compacta mas ainda com conforto, que pode ser deslocada de um ponto ao outro (Airbnb/Reprodução)
Continua após publicidade

Menos, realmente, pode ser mais. As hospedagens menores em tamanho, chamadas de ‘tiny houses’, ganham pontos em aconchego e têm como principal atributo o entorno, com muita natureza em volta e vistas impressionantes.

O tamanho compacto (de até 40 metros quadrados) também abre margem para formatos diferentões: tem casa na árvore, casa sobre rodas e até casa flutuante sobre uma represa. 

Veja uma lista com quatro tiny houses no interior de São Paulo para alugar no Airbnb

Tiny house sobre rodas junto ao Parque Nacional do Itatiaia

Atualmente estacionada em Engenheiro Passos, em frente ao Parque Nacional do Itatiaia, a “Natuca” é uma casa sobre rodas e deve ficar por ali pelos próximos dois anos. O ambiente lembra um trailer e pode acomodar até quatro hóspedes – ainda que tenha sido pensada para receber bem um casal. Na entrada, há uma salinha de estar com um janelão lindo, bancos acolchoados (que viram camas), uma cozinha compacta equipada (fogão, forno e frigobar) e um balcão com dois lugares para as refeições. À frente está o banheiro com chuveiro. Para ir até a cama de casal, é preciso subir uma escadinha de cinco degraus (cuidado com a cabeça), já que fica no mezanino, com teto baixo. Dali, sobe-se mais uma escada para o topo do trailer, onde há um terracinho com uma rede para deitar. A proposta é aproveitar a área externa, onde os hóspedes podem explorar a natureza do entorno e assistir filmes no “cineminha” a céu aberto, composto por projetor e cadeiras de praia. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “A Natuca é um casinha com uma vista privilegiada da serra e que entrega mais do que promete. A casinha é muito bem cuidada e conseguimos ver o zelo em cada detalhe. Não importa o tempo que você passe ali, será pouco” – Jaqueline, agosto de 2024.

Queluz, São Paulo, Brasil
(Airbnb/Reprodução)
Continua após a publicidade

Tiny house flutuante em Joanópolis

O “Altar” oferece uma experiência bastante inovadora: hospedar-se em um contêiner que flutua sobre uma represa em Joanópolis, a 120 km de São Paulo. A acomodação fica ancorada a trinta metros de distância da beira da represa – distância essa que é percorrida de bote no momento do check-in. Apesar de ficar fixa nesse ponto, pode girar de acordo com a direção do vento: o quarto com cama queen size e lençóis Trousseau e a sala de estar com lareira têm paredes de vidro para admirar essas mudanças na paisagem. Do lado de dentro também há banheiro com chuveiro e uma cozinha compacta (não há forno, só microondas). Um dos pontos altos da acomodação é o deck com churrasqueira, cadeiras para tomar sol e um projetor para assistir filmes durante a noite ao ar livre (até porque não há televisão no lado de dentro). A casa disponibiliza caiaque para remar na represa e itens de praia. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Nossa estadia surpreendeu positivamente em todos os aspectos. Ao chegar fomos recepcionados com o Alesson, extremamente gentil e prestativo. A casa é um charme e supera as expectativas, e a vista é um paraíso!” – Giovanna, junho de 2024.

Joanópolis, São Paulo, Brasil
(Airbnb/Reprodução)

Tiny house em contêiner em São Bento do Sapucaí

Esse mini contêiner em São Bento do Sapucaí recebe até quatro hóspedes: dois em uma cama de casal e mais dois em um sofá-cama, integrados no mesmo ambiente que a sala de estar e a cozinha (com fogão, pia, frigobar e utensílios). O ponto alto é a área externa, com um deck de madeira munido de rede, mesa, cadeiras e fogo de chão. Sem falar, é claro, na vista para a Serra da MantiqueiraO contêiner fica, junto com outras acomodações, dentro de um sítio que planta alimentos orgânicos, cria de aves e tem uma produção semi-artesanal de frutas desidratadas. O acesso requer atenção, principalmente em dias chuvosos: para chegar à acomodação, há um trecho de 1km por uma íngreme estrada de terra. O anfitrião oferece, mediante pagamento, traslado em seu veículo 4×4, caso necessário. Reserve aqui.

Continua após a publicidade

Comentário de quem já alugou: “Foi uma delícia ficar no espaço, bem isolado nas montanhas mas ao mesmo tempo não muito longe da cidade. Eles deixaram um pouco de lenha lá e eu pude acender a fogueira alguns dias, bem relaxante. Estava tudo bem limpo também!” – Vitor, junho de 2024. 

São Bento do Sapucaí, São Paulo, Brasil
(Airbnb/Reprodução)

Tiny house na árvore em Mairiporã

A casa na árvore está embrenhada no meio da Serra da Cantareira, em Mairiporã, a apenas 30 km de São Paulo. No primeiro andar está um sofá e uma cozinha compacta (com fogão, forninho e frigobar), além do banheiro. Uma escada leva para o mezanino, onde fica uma cama de casal. Há uma simpática varanda com duas cadeiras e rede na área externa. A hospedagem fica em uma propriedade a 2.500 metros de altitude e, para chegar até a casa na árvore, é preciso subir uma escada de pedras. Por isso, os anfitriões recomendam não levar mala de rodinhas. Reserve aqui. 

Comentário de quem já alugou: “Tirei uns dias para descansar e o lugar foi ideal para isso. Nas manhãs recebíamos visitas dos vizinhos da tiny, os saguis e esquilos. A casa é totalmente equipada e tudo se encontra em ótimo estado. É um lugar muito tranquilo e lindo, me senti segura pela casa estar localizada dentro de uma associação monitorada por câmeras, com uma equipe de segurança. O Luis foi um anfitrião excelente, sempre muito atencioso!” – Maria Vitória, julho de 2024.

Continua após a publicidade
Mairiporã, São Paulo, Brasil

(Airbnb/Reprodução)

Veja outras acomodações para alugar no Airbnb

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade