Santo Antônio do Pinhal sedia mais uma Festa Literária da Mantiqueira

O evento conta com 60 atividades literárias e artísticas gratuitas, incluindo feira de livros e shows

Por Da Redação
13 Maio 2025, 10h00
Edição passada da Festa Literária da Mantiqueira: em 2025, o evento volta a reunir autores e leitores
Edição passada da Festa Literária da Mantiqueira: em 2025, o evento volta a reunir autores e leitores (Acervo Flima/Divulgação)
Continua após publicidade

De 15 a 18 de maio, Santo Antônio do Pinhal recebe a 7ª edição da FLIMA, Festa Literária da Mantiqueira.

Com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”, o evento reúne 60 atividades literárias e artísticas gratuitas para todas as idades. A programação, que acontece em diferentes espaços, inclui shows e feira de livros com mais de 30 estandes.

Os debates se concentram no Auditório Municipal, com mesas sobre temas como migração, identidade, religiosidade e emergência climática. Entre os participantes confirmados estão Milton Hatoum, Jamil Chade, Tati Bernardi, Kaká Werá,  Luciany Aparecida e José Henrique Bortoluci.

As atrações musicais também acompanham a diversidade temática do evento. Rajana Olba, alaudista sírio, Juliana Linhares, cantora e compositora potiguar, Zé Pitoco, ícone do forró, e a banda Quimbará estão entre os destaques da programação.

MESAS LITERÁRIAS

A abertura oficial acontece quinta-feira, 15 de maio, às 19h, com recital de Rajana Olba e uma mesa com o jornalista Jamil Chade. No dia 16, o debate “Ciência encantada” reúne Marcelo Leite, Chirley Pankará e Carolina Rocha.

Autores como Edimilson de Almeida Pereira, Ana Rüsche e Prisca Agustoni participam das conversas ao longo do evento. No dia 17, às 18h30, a mesa “Manaus é um mundo” homenageia Milton Hatoum. No último dia, 18 de maio, às 12h, encerram a programação as mesas “A culpa é do feminismo?”, com Milly Lacombe e Bianca Santana, e “De boba ela não tem nada”, com Tati Bernardi.

Continua após a publicidade

FEIRA DE LIVROS

A feira contará com cerca de 30 estandes e atividades como rodas de conversa, sessões de autógrafos e lançamentos. A livraria oficial do festival é a Livraria Mantiqueira. Durante o evento, a trajetória e obra do autor homenageado Milton Hatoum serão debatidas em diferentes mesas e atividades.

SOBRE A FLIMA

A “Flip” de Santo Antônio do Pinhal surgiu em 2018 e, desde então, celebra a literatura e promove encontros para refletir sobre as questões contemporâneas por meio da arte e da educação, sempre homenageando um autor brasileiro.

Assista no vídeo abaixo como um panorama de edição de 2023:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por FLIMA (@flima.net.br)

Continua após a publicidade

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas pelo site do evento e no Instagram da Livraria Mantiqueira.

COMO CHEGAR?

Santo Antônio do Pinhal fica a 160 km de São Paulo e a 70 km de São José dos Campos. A estrada é toda asfaltada e você pode estacionar de graça no centro ou nas redondezas do auditório. Se for de ônibus, é só pegar um dos horários diários na Rodoviária de São José dos Campos com a Expresso Maringá ou Circular.

SERVIÇO

Onde: Santo Antônio do Pinhal (SP) – O Auditório Municipal que vai receber a maior parte das atividades fica na R. Cel. Sebastião Marcondes da Silva, 2-132 – Centro.

Quando: De 15 a 18 de maio; quinta a partir das 18h, sexta a partir das 13h, sábado e domingo a partir das 9h

Continua após a publicidade

Quanto: Gratuito e aberto ao público

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em Santo Antônio do Pinhal

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade