Continua após publicidade

Santa Catarina: o melhor do turismo nos 365 dias do ano

Com estações bem definidas, natureza exuberante e riquezas culturais, o estado oferece programas imperdíveis em qualquer época

Por Abril Branded Content
Atualizado em 3 out 2023, 17h57 - Publicado em 3 out 2023, 17h52

Está sonhando com as próximas férias, mas ainda não tem data definida? Uma boa ideia é escolher Santa Catarina como destino, já que o estado oferece diversão para todos os gostos e estilos de turistas, e em qualquer época. 

Localizada em uma das zonas temperadas do planeta, a região tem clima subtropical, com temperaturas agradáveis na maior parte do ano e as quatro estações bem definidas. Ou seja, os invernos são rigorosos, perfeitos para quem curte o frio – com chances até mesmo de geada e um pouquinho de neve, enquanto os verões são quentes, sob medida para quem adora praia e vida ao ar livre. Já no outono e na primavera as temperaturas são mais amenas, ideais para explorar as belas cidades do estado, conhecer seus parques e a natureza vibrante.

Não à toa, Santa Catarina, repleto de belezas naturais, riquezas gastronômicas e culturais e um povo acolhedor, foi o vencedor do Prêmio Viagem e Turismo, na categoria Melhor Estado do Brasil. 

Para apresentar suas riquezas, diversidades e seu potencial turístico, a Secretaria de Turismo (Setur) de Santa Catarina acaba de lançar uma nova marca turística que traz o slogan “Viva um estado de alegria” e enfatiza a versatilidade da região como estância a ser explorada. “Somos um estado preparado para receber o turista em todas as estações. Temos vinho, frio, praias, chope e outras atrações para chamar ainda mais pessoas para cá”, destaca o governador, Jorginho Mello.

O estado oferece passeios e programas incríveis durante os 365 dias do ano e a gente pode provar! Confira aqui algumas opções imperdíveis, de acordo com a estação.

 É primavera!

Continua após a publicidade

Blumenau: entre os dias 4 e 22 de outubro a cidade será sede da Oktoberfest, maior festa alemã do continente. Além de se deliciar com os canecos de chope, é claro, você pode saborear a irresistível gastronomia alemã, uma influência dos imigrantes que se fixaram na cidade. São inúmeros restaurantes que servem schnitzel, marreco, salsichão e spätzle do Brasil – e harmonizam bem com as cervejas produzidas localmente, mesmo fora da Oktoberfest.

Beto Carrero World: localizado em Penha, o parque oferece brinquedos incríveis para toda a família, e as temperaturas amenas da estação tornam a diversão ainda mais agradável. Quem curte adrenalina não pode perder a FireWhip, primeira montanha-russa invertida do Brasil, e a Big Tower, uma das maiores torres do mundo, equivalente a um prédio de 30 andares, cujo elevador cai em velocidade de até 120 quilômetros por hora. Já para os pequenos, o Trenzinho Vila Esperança e o Acqua Boat, barquinhos infláveis, motorizados e pilotados pelos pequenos, estão entre as atrações preferidas. 

É verão!

Pé na areia! Santa Catarina tem cerca de 500 quilômetros de praias, emoldurados pela exuberante Mata Atlântica. Um dos destaques é a Ilha do Campeche, com águas cristalinas, tranquilas, perfeitas para relaxar. São imperdíveis, ainda, as praias de Bombinhas, do Rosa, da Ferrugem e as badaladas Jurerê e o Balneário Camboriú, entre tantas outras. Curte sossego ou agito? Não importa! No litoral catarinense você vai encontrar a praia dos seus sonhos.

Cachoeiras impressionantes: nada melhor do que um banho gelado para refrescar os dias quentes do verão. E, nesse quesito, Santa Catarina também oferece excelentes opções. Na cidade Doutor Pedrinho, situada no Vale Europeu, está a Cachoeira Véu de Noiva, com o maior volume de água e queda de 63 metros de altura, para gelar até a alma. Já em Corupá, cidade conhecida por sua natureza exuberante, morros e quedas d’água, além das belíssimas cachoeiras, como a da Usina, do Arroio das Antas e a do Campo Belo, é possível fazer caminhadas, piqueniques e outras atividades ao ar livre.

Continua após a publicidade

É outono!

Florianópolis: a estação é perfeita para uma visita à ilha, que fica mais tranquila e barata – mas não menos atraente – do que no verão. As manhãs e as tardes continuam quentes para quem quer curtir a praia, mas a capital do estado oferece muito mais: eleita uma das Cidades Unesco da Gastronomia, é responsável por 95% da produção de ostras no Brasil. Então, se você ama frutos do mar, não pode deixar de visitar as fazendas de ostras nos bairros Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. 

Pomerode: apelidada de “cidade mais alemã do Brasil”, o destino é puro charme. A população – cerca de 34 000 habitantes – é simpática e acolhedora, o que torna a experiência ainda mais agradável. Repleta de história e tradição, esse pedaço de Santa Catarina traz evidências da ocupação de imigrantes vindos da Pomerânia a partir de 1863 – a Rota do Enxaimel foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo por gerar oportunidades de maneira sustentável, preservando tanto o meio ambiente quanto as tradições locais. 

É inverno!

Vá para a serra! O local impressiona pelas belíssimas paisagens e pelo frio, com possibilidade até mesmo de neve. Formações rochosas espetaculares, cachoeiras, montanhas, cavernas, cânions e muitas, muitas araucárias. Vale conhecer as cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, além das vinícolas da região. Instale-se em uma pousada aconchegante e aproveite o melhor da estação. 

Continua após a publicidade

Litoral sul de Santa Catarina: com a chegada do inverno, começa oficialmente a temporada de observação das baleias-francas no local. O destino escolhido por elas é a região Encantos do Sul, especialmente em Garopaba, Imbituba e Laguna, cidades que integram o destino de Ecoturismo e Observação de Baleias da Rota da Baleia-Franca (RBF). Imperdível, o local é o único berçário de baleias-francas do Brasil.

Publicidade