Localizada ao norte de Florianópolis, entre Bombinhas e Balneário Camboriú, Itapema é um dos destinos de férias mais procurados de Santa Catarina. Com 14 km de orla, a cidade é cercada por morros que oferecem belas paisagens naturais e praias de ondas agitadas.
Com cerca de 70 mil habitantes, o município chega a receber mais de dez vezes o tamanho de sua população ao longo de um ano, sobretudo turistas. Na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, o destino lota, então se preferir um clima mais tranquilo e ainda assim ter a possibilidade de pegar uma praia, os meses de março a maio são as melhores pedidas.
Sua localização estratégica, às margens da BR-101 e próxima a polos agitados como Balneário Camboriú, a 13 km, e Florianópolis, a 72 km, facilita o acesso e torna Itapema um ponto de partida ideal para explorar outras paragens catarinenses, como o parque Beto Carrero, que fica a 50 km ao norte.
O foco dos turistas
As praias são, sem dúvida, o principal atrativo. A Meia Praia, localizada no extremo sul da cidade, é a mais extensa e uma das mais conhecidas, com uma infraestrutura que inclui o Parque Linear Calçadão e o Parque das Capivaras. Já a Praia da Ilhota, no extremo norte, é menos movimentada e tem alguns restaurantes de frutos do mar muito famosos na rua principal.
Logo depois de Ilhota e separada por um costão, a Praia Mata de Camboriú, ou Costão, é um dos cartões-postais, com seus paredões rochosos e bem menos movimento que as praias centrais. Para quem deseja escapar do agito e antes de chegar na Ilhota, as praias do Cabeço, Grossa e Plaza, acessíveis por trilhas a partir da Praia Grossa, são refúgios tranquilos em meio à natureza.
Além da Orla
Embora as praias sejam o carro-chefe, a cidade tem outros atrativos. O Mirante do Encanto, localizado na Praia do Canto, oferece uma visão ampla da região, enquanto a Ponte dos Suspiros, uma construção antiga de pedras que formam arcos na divisa entre a Praia do Centro e a Praia do Canto, é outro ponto bastante famoso na cidade.
Ver essa foto no Instagram
Para quem curte natureza, Itapema tem vários roteiros. No bairro Sertão do Trombudo, área rural do município, diversas trilhas levam a cachoeiras e a um dos últimos engenhos de farinha que preserva a tradição açoriana do século 18, um patrimônio cultural da região.
Já a Rota dos Balanços Gigantes, feitos de madeira rústica, decorados com flores e detalhes artesanais, permite balançar sobre as vistas das praias de Ilhota, Central, Meia Praia e Canto da Praia, chegando a pontos históricos da cidade como a Ponte dos Suspiros.
Outro ponto de interesse é a Praça da Paz, que conta com uma concha acústica para shows e sedia eventos durante todo o ano, sendo também uma opção de lazer para crianças, com um playground adaptado.
Próximo a ela, o Espaço Cultural Nelson Santos vende artesanatos e produtos coloniais. Além disso, proporciona aos moradores e visitantes a chance de explorar suas habilidades em desenho, pintura e danças, como balé, jazz, dança do ventre e hip hop. Com uma agenda ampla de exposições, performances e eventos culturais, o local se destaca como um ponto de encontro na cidade.
Quando o Sol se põe
À noite, a cidade não para com os bares como o Última Hora, há 11 anos na Ilhota. Com atmosfera descontraída, o espaço combina decoração vintage, iluminação psicodélica e uma programação musical que vai do reggae e MPB ao hip hop.
Ver essa foto no Instagram
Além da Via Gastronômica da Praia da Ilhota, Itapema também se destaca pelo eixo culinário da Avenida Nereu Ramos, em Meia Praia, onde estão restaurantes como o Cabral, especializado em frutos do mar; a Smoke House, famosa pelas carnes grelhadas ao estilo norte-americano; o Villa Bowling, que une as pistas de boliche ao ambiente colorido de uma lanchonete; e o Café Du Centre, com seu elegante design francês.