Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado é reaberta após reformas
Até 14 de dezembro, festival gratuito com apresentações musicais e feira gastronômica acontece no Largo do Pelourinho
A Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, foi reaberta na quarta-feira (11), depois de nove meses fechada para reformas. Para celebrar a reinauguração, o festival Uma Casa de Palavras tem programação gratuita no Largo do Pelourinho até sábado (14).
Todos os dias terão atrações musicais. Na quinta-feira (12), a cantora Claudia Cunha se apresenta às 19h. No dia seguinte, também às 19h, o show é do cantor Gerônimo. O festival se encerra no sábado (14), com a apresentação do grupo PUMM-Por um Mundo Melhor, às 16h, para o público infantil.
O evento ainda conta com a feira gastronômica diária, Merendas de Dona Flor, com quiosques de moradores do Centro Histórico.
A casa terá funcionamento gratuito durante o festival, mas passa a cobrar entrada a partir do dia 15 de dezembro, exceto às quartas-feiras, quando a entrada permanece franca. Nos demais dias, os ingressos custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Reforma da Fundação Casa de Jorge Amado
A reforma iniciada em março foi a maior restauração pela qual o casarão passou desde a sua inauguração em 7 de março de 1987, quando passou a abrigar o acervo do casal Zélia Gattai e Jorge Amado, composto por cerca de 350 mil documentos.
As obras ampliaram o espaço e agora, além das icônicas Casas Azul e Amarela, a instituição passa a funcionar na Casa Branca, no número 47. O acervo do casal foi transferido para o novo edifício e exposições temporárias irão ocorrer nos outros dois endereços e no mirante com vista para o Pelourinho.
Além da ampliação, foram criados espaços expositivos exclusivos para Zélia Gattai, Myriam Fraga, primeira diretora da fundação, e os ilustradores que tiveram papel importante na produção do casal. Também foi inaugurada uma exposição permanente sobre o Orixá Exu, escolhido por Jorge Amado para ser o guardião da casa.
Serviço
Festival Uma Casa de Palavras
Quando? Até 14 de dezembro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Largo do Pelourinho, Rua das Portas do Carmo, 47, 49, 51 – Pelourinho, Salvador.