Continua após publicidade

Rio de Janeiro: CCBB recebe exposição sobre os anos 1980 no Brasil

São mais de 300 obras de 200 artistas de todas as regiões do país, além de revistas, capas de discos e outros objetos da época

Por Da Redação
14 out 2024, 14h00
Exposição Fullgás, Rio de Janeiro, Brasil
Uniforme usado pelas paquitas da Xuxa está entre os objetos em exposição (Lua Morales/Divulgação)
Continua após publicidade

A exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” foi inaugurada no dia 2 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, como parte das comemorações pelos 35 anos do CCBB RJ.

Com Raphael Fonseca como curador-chefe e Amanda Tavares e Tálisson Melo como curadores-adjuntos, a mostra inédita apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980.

Completam a mostra elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o período.

“Fullgás”, assim como a música de Marina Lima, deseja que o público tenha contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores.

Continua após a publicidade

A exposição ocupa todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ, além da rotunda, e é dividida em cinco núcleos conceituais cujos nomes são músicas da década de 1980: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta” (1982) e “O tempo não para” (1988).

Na rotunda do CCBB, há uma instalação com balões do artista paraense radicado no Rio de Janeiro, Paulo Paes. Ainda no térreo, uma banca de jornal com revistas, vinis, livros e gibis publicados no período, com fatos marcantes da época, faz o público entrar no clima da exposição.

Exposição Fullgás, Rio de Janeiro, Brasil
Rotunda foi ocupada por balão do artista Paulo Paes (Lua Morales/Divulgação)
Exposição Fullgás, Rio de Janeiro, Brasil
Banca de jornal com publicações da época é destaque no térreo (Lua Morales/Divulgação)

A mostra aborda o período de forma ampla, entendendo que seus questionamentos e impulsos começaram e terminaram fora do marco temporal de dez anos que tradicionalmente constitui uma década. Desta forma, a exposição abrange o período entre 1978 e 1993, tendo como marcos o final do Ato Institucional 5 e o ano posterior ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Nas artes visuais, a Geração 80 ficou marcada pela icônica mostra “Como vai você, Geração 80?”, realizada no Parque Lage, em 1984. A exposição no CCBB entende a importância deste evento, trazendo, inclusive, algumas obras que estiveram na mostra, mas ampliando a reflexão.

Continua após a publicidade

“Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” reúne nomes de destaque, como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson, Luiz Zerbini.

Depois da temporada no CCBB RJ, onde fica até o dia 27 de janeiro de 2025, a exposição será apresentada no CCBB Brasília, de 18 de fevereiro a 27 de abril de 2025; no CCBB São Paulo, de 21 de maio a 4 de agosto de 2025; e no CCBB Belo Horizonte, de 27 de agosto a 17 de novembro de 2025.

Serviço

Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil

Continua após a publicidade

Quando? De 2 de outubro de 2024 a 27 de janeiro de 2025. De quarta a segunda-feira, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66.

Quanto? Entrada gratuita. Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade