Rio de Janeiro: Casa Pacheco Leão será reaberta no Jardim Botânico

Emblemático prédio histórico receberá exposição sobre a história do chá

Por Da Redação
20 nov 2024, 12h00
Casa Pacheco Leão, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
O diretor do Jardim Botânico morou na casa entre 1915 e 1931 (Casa Pacheco Leão/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois de oito anos fechada, a Casa Pacheco Leão, um dos mais emblemáticos prédios históricos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, será reaberta em 21 de novembro. Na reinauguração, o público poderá visitar a exposição Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição. A entrega do imóvel e a mostra fazem parte das ações em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China.

Reforma e melhorias na Casa Pacheco Leão

A casa de estilo eclético, onde residiu o médico Antônio Pacheco Leão, diretor do Jardim Botânico de 1915 a 1931, passou por obras de manutenção e restauração durante seis meses.

Com dois andares, dez salas, quatro banheiros e copa, o imóvel teve as cores originais de suas paredes recuperadas em várias tonalidades, assim como as janelas, portas externas, guarda-corpos azuis e esquadrias internas verdes.

Casa Pacheco Leão, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Outras relíquias recuperadas são as pinturas artísticas nas paredes, a escada e o piso original (Casa Pacheco Leão/Divulgação)

O imóvel recebeu ainda um elevador e banheiros com acessibilidade. Além de moradia, o espaço já foi utilizado como laboratórios de pesquisa e, durante alguns anos, o Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico.

Exposição Rota do Chá 

A exposição Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição traça a história da bebida desde suas origens ancestrais na China até sua difusão global, com destaque para os rituais, as artes, sua produção e consumo. A programação inclui apresentações musicais, palestras e workshops.

Continua após a publicidade
Casa Pacheco Leão, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Porcelanas e pratarias serão expostas (Casa Pacheco Leão/Divulgação)

O objetivo é que o público faça uma imersão sobre a história cultural do chá, explorando suas origens, jornada global e seu papel na construção de conexões entre diferentes culturas, especialmente com o Brasil.

O Jardim Botânico do Rio faz parte dessa história: trata-se do primeiro lugar no Brasil onde foi introduzido o cultivo da planta do chá por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para esse trabalho, no início do século XIX. 

O chá, além de ser consumido mundialmente, carrega consigo milênios de tradições e rituais que transcendem fronteiras. Ao focar em sua história, o projeto enfatiza a importância da bebida e suas interações culturais ao longo dos séculos. 

Continua após a publicidade

Serviço

Casa Pacheco Leão

Quanto? Entrada gratuita com retirada de ingressos no site.

Quando? De quinta a terça-feira, das 10h às 17h.

Onde? R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade