De Américo Vespúcio – fundador do local – aos banhistas atuais, todos que passam pelas praias do Arraial do Cabo ficam embasbacados com o azul daquelas águas. Ainda que tenha sido uma das primeiras áreas exploradas na região, só deixou de ser um distrito de Cabo Frio em 1985, quando Leonel Brizola, então governador do estado do Rio de Janeiro, concedeu a emancipação.
A região atrai os visitantes não só pela beleza, mas pela variedade de praias e paisagens que compõem a península. Existem diversos passeios de barco que cobrem toda região, com algumas variações nos roteiros.
Como é o passeio pelo Arraial do Cabo
O tempo de duração dos passeios varia bastante, mas o passeio dito “padrão” leva cerca 4 horas. Arraial do Cabo é dividido pela área continental e pela Ilha do Farol, que é o lugar mais desejado por quem visita a região. É lá que fica a Praia do Farol, que é controlada pela Marinha Brasileira e somente 250 pessoas podem aportar no lugar a cada 45 minutos. Não há quaisquer quiosques ou restaurantes. Para garantir o acesso, o melhor é embarcar nos passeios que saem cedinho.
Todos os passeios partem do píer da praia do Anjos e costumam seguir para a Praia do Farol. Essa área está sob proteção da Marinha e tem uma das águas mais cristalinas do país, além da areia muito branca.
Ver essa foto no Instagram
Como você deve imaginar pelo nome, a ilha tem faróis marítimos. Na verdade, são dois e são usados também para marcar as regiões da ilha: o Farol Velho correspondente ao trecho nordeste dessa formação rochosa montanhosa, enquanto o Farol Novo fica no extremo sul.
Os passeios também passam pela Gruta Azul, uma formação rochosa com três metros de largura e quinze metros de altura. As paredes da gruta, no entanto, ficam a maior do tempo entre tons dourados e prateados, já que em apenas um período do ano o sol entra e muda a coloração das pedras. Ainda na ilha, há a Fenda de Nossa Senhora, uma abertura entre as rochas que abriga uma imagem da santa.
De volta ao continente, os barcos são recebidos pelo Guardião do Mar, a famosa Pedra do Gorila, que lembra o busto do animal. O barco para por uma hora em Prainhas do Pontal do Atalaia para mergulho e, na sequência, na enseada da Praia do Forno, onde não se costuma descer na praia, mas em alto mar.
Ver essa foto no Instagram
Uma dica é fazer o passeio de barco logo no primeiro dia em Arraial: assim, você elege as praias favoritas para voltar nos outros dias. Vale consultar também os boletins diários publicados pela Marinha, que leva em consideração as condições marítimas e meteorológicas para indicar se a região está propícia ou não para o passeio.
ServiçoQuando? O horário de saída muda conforme o roteiro, podendo durar de 4h até 12h (quando há mergulho com cilindro). Há tours diários, e a maioria inicia às 8h da manhã, para aproveitar bem o dia. Quem leva? Diversas empresas oferecem tours com durações variadas e uma das mais elogiadas é a Saveiro Don Juan, que tem um barco para até 50 pessoas e sai cedo do pier da praia dos Anjos. Quanto? Assim como o trajeto, os valores variam, mas ficam entre R$ 60 e R$ 160 por pessoa, conforme a extensão, o serviço e os locais visitados. |
Leia tudo sobre Arraial do Cabo
Busque hospedagem em Arraial do Cabo