Que tal se hospedar na cabana mais alta do Brasil?

Torre Florestal fica a mais de 1,8 mil metros de altitude e lembra posto de vigilância dos parques nacionais norte-americanos

Por Maurício Brum
8 Maio 2025, 18h00
torre-florestal
Experiência raiz entre as montanhas e sob as estrelas (Airbnb/Reprodução)
Continua após publicidade

Uma experiência diferente de hospedagem nos morros do interior mineiro: em Itamonte, município próximo da divisa tríplice com São Paulo e Rio de Janeiro, a Torre Florestal se proclama a cabana mais alta do país – e está disponível para aluguel por temporada.

Inspirada em torres de vigilância encontradas nos parques da América do Norte, essa inusitada opção rústica para se reconectar com a natureza fica a 1,8 mil metros de altitude entre os Parques do Itatiaia e do Papagaio. Além da elevação natural, a própria torre fica 14 metros acima do chão, garantindo uma vista desobstruída acima da copa das árvores ao redor.

Atrações da Torre Florestal

A paisagem é o grande diferencial da “cabana mais alta do Brasil”. De dia, a área de conservação que rodeia a propriedade garante a chance de observar a natureza praticamente intocada que marca a região, lar de cinco dos dez picos mais altos do território brasileiro.

torre-florestal-interna
Interior da acomodação é rústico, mas vista compensa (Airbnb/Reprodução)

Já de noite, a localização remota da torre permite uma vista deslumbrante do céu estrelado, longe de qualquer poluição luminosa das grandes cidades. Embora a propriedade fique em Itamonte, o núcleo urbano mais próximo é Alagoa, uma cidade de menos de 3 mil habitantes que fica a cerca de 15 minutos de carro da cabana.

Continua após a publicidade

A região é pródiga em alternativas para adeptos de passeios pela natureza, com trilhas e cachoeiras acessíveis com uma boa caminhada a partir da propriedade.

Como se hospedar

A Torre Florestal está disponível para aluguel por temporada no Airbnb, com diárias partido de R$ 850.

A cabana fica a cerca de 100 metros da entrada da propriedade, onde é preciso deixar os carros. Veículos 4×4 conseguem chegar até a base, mas, se esse não for o caso, os anfitriões recomendam levar mochilas, para facilitar o deslocamento a pé no trecho final.

Continua após a publicidade
torre-florestal-de-longe
Situada no alto da montanha, torre fica a 1,8 mil metros do nível do mar (Airbnb/Reprodução)

É importante ir preparado para uma experiência mais raiz, já que é preciso levar seus próprios lençóis e toalhas – mas não precisa se desligar de tudo: o local conta com internet via satélite. Ah, sim: a torre também conta com um banheiro na base.

Em relação às principais capitais das redondezas, a propriedade fica a cerca de 420 km de Belo Horizonte, 300 km de São Paulo e 240 km do Rio de Janeiro. O endereço exato é disponibilizado após a confirmação da reserva. Reserve aqui

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Minas Gerais

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade