Porto Alegre: reconstruído após enchente, Cais Embarcadero está de volta
Complexo gastronômico de frente para o Guaíba reabriu em novembro, após seis meses em obras por conta da cheia
Passados seis meses da enchente que devastou o Rio Grande do Sul, um dos empreendimentos mais conectados ao lago Guaíba em Porto Alegre finalmente voltou a operar no último dia 12 de novembro: o Cais Embarcadero, um complexo gastronômico à beira d’água que em anos recentes se converteu numa das grandes apostas para revitalizar a região portuária na capital gaúcha.
Uma das áreas mais atingidas pelas cheias, o Embarcadero também está entre os últimos lugares da cidade a voltar à plena operação. Ao longo dos últimos meses, espaços simbólicos como o Mercado Público, a Orla do Guaíba, os estádios de futebol de Inter e Grêmio e o Aeroporto Salgado Filho (este, operacional desde outubro) retornaram pouco a pouco à normalidade. Para o Cais Embarcadero, o custo das reformas enfim concluídas foi estimado em R$ 15 milhões.
Além de ser um espaço privilegiado para apreciar o famoso pôr-do-sol da cidade, o Embarcadero conta com 38 opções de bares, restaurantes, cafés, e lojas, com espaço para sentar ao ar livre e áreas internas.
Novas operações também estão sendo inauguradas nessa retomada, com destaque para mais áreas pet-friendly e uma ampliação do Parque Náutico – o espaço já conta com três plataformas flutuantes para receber embarcações e a expectativa é que outras duas estejam operacionais até o final do ano. Também há expectativa por novas pracinhas infantis, com destaque para o Refresca Cais – um parque com chafarizes e luzes para os pequenos se divertirem, que também deve entrar em cena até dezembro.
Destaques do Embarcadero
Mas, mesmo com tantas opções, a gastronomia continua dominando os interesses dos visitantes do Embarcadero. E um dos pontos mais concorridos do local é a chamada Travessa Pôr do Sol, a fileira de restaurantes voltada ao Guaíba, diante dos antigos armazéns do porto. Confira alguns destaques:
20barra9
Um encontro do churrasco gaúcho com a parrilla uruguaia, o “20” conta com várias unidades espalhadas pela cidade e já se tornou uma opção clássica para quem busca as carnes. Para uma refeição rápida, os hambúrgueres da casa são uma ótima pedida, e além do restaurante na Travessa também é possível curtir a refeição a céu aberto em outro espaço no próprio complexo do Embarcadero, o Anexo/9.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Famiglia Facin
A “Casa Veneza” do restaurante italiano está de volta com as tradicionais opções de aperitivos para curtir o final do dia, e também pratos típicos para uma refeição completa. O sucesso do Facin é o ossobuco, servido com polenta mole trufada e moranga cabotiá. Vale conferir também as opções de harmonização com os vinhos da casa.
Ver essa foto no Instagram
Isoj Nikkei Sushi Bar
O encontro da culinária japonesa com uma diversificada carta de drinks é obra do chef peruano Carlos Paredes, envolvido em mais de um empreendimento gastronômico pela cidade. Investindo na autenticidade de receitas que mesclam a influência oriental e opções típicas importadas do país natal de Paredes, o Isoj Nikkei por muito tempo só operou no próprio Cais Embarcadero, e finalmente volta para matar a saudade dos apreciadores, “órfãos” nos últimos meses.
Ver essa foto no Instagram
Press do Cais
Conhecido pelos doces e opções de cafés em suas outras unidades, o Press chegou ao Cais Embarcadero com uma proposta mais voltada ao happy hour: drinks, pizzas, pratos para beliscar e os “sandubões” na chapa com opções muito requisitadas como a versão com rosbife de filé mignon, pepino e mostarda Dijon. Também não faltam alternativas para quem quer uma refeição mais substancial ou, ao contrário, prefere se dedicar aos doces que consagraram a confeitaria do Press Café no restante da cidade.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Wills Bar
Outro espaço com foco nos drinks, o Wills será o último restaurante do cais a reabrir – e promessa é de retorno em 19 de novembro, uma semana após a volta das operações no Embarcadero. O cardápio, que também será renovado, ainda não foi divulgado, mas a pegada de bebidas e petiscos para o happy hour deve seguir prevalecendo no espaço – que também atende em outros horários.
Serviço
Quando? O Cais Embarcadero abre de terça a sexta-feira, das 11h às 22h30. Aos sábados, domingos e feriados, a abertura é uma hora mais cedo, a partir das 10h da manhã.
Onde? O empreendimento fica na Avenida Mauá, Armazém 7, junto à Usina do Gasômetro. Há estacionamento no local.
Confira outras informações no perfil oficial.