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Greve de pilotos e comissários causa atraso de voos pelo Brasil

Paralisação teve início em 19 de dezembro e afeta os principais aeroportos brasileiros

Por Da Redação
Atualizado em 26 dez 2022, 19h03 - Publicado em 15 dez 2022, 18h29
Portão de embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo
Portão de embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. (Aeroporto de Guarulhos/Facebook/Divulgação)
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Atualização: Pilotos e comissários de bordo encerraram a greve no dia 25 de dezembro. Saiba mais aqui.

A greve nacional dos pilotos e comissários de bordo teve início na segunda-feira do dia 19 de dezembro e deve continuar acontecendo diariamente por duas horas, das 6h às 8h da manhã. Os aeroportos afetados são os de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campinas (Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte (Confins) e Fortaleza. Não há previsão de quando a paralisação irá acabar.

A aprovação da greve nacional foi informada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas no dia 15 de dezembro e previa paralisação total dos funcionários. No entanto, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho determinou que apenas 10% dos pilotos, copilotos e comissários podem aderir à greve. Caso a medida não seja cumprida, será aplicada uma multa de R$ 200 mil.

Os trabalhadores reivindicam aumento do salário, de forma a compensar perdas acumuladas em dois anos de pandemia, e melhores condições de trabalho. Em comunicado, a representação do setor informou que serão abertas exceções para voos com vacinas, órgãos para transplante ou pessoas doentes a bordo.

“As empresas estão com os preços das passagens no mais alto patamar dos últimos 20 anos e estão, financeiramente, melhores do que antes da pandemia. Portanto, entendemos ser justo e razoável que os tripulantes tenham a garantia de que os horários de suas folgas serão respeitados, por exemplo, bem como que tenham um ganho real em seus salários, para compensar as perdas dos últimos anos. Ninguém quer ter em seu voo um piloto ou comissário cansado ou que não consiga pagar as suas contas”, disse o presidente do sindicato, Henrique Hacklaender.

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Só na segunda-feira (19), a greve nacional causou 38 atrasos e 5 cancelamentos de voos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo levantamento da Infraero. Em Brasília, foram 25 atrasos e 2 cancelamentos. Também não saíram no horário previsto 7 voos de Fortaleza, 7 de Porto Alegre, 5 do Santos Dumont (Rio de Janeiro), 3 do Galeão (Rio de Janeiro) e 2 de Confins (Belo Horizonte).

Orientação do Procon-SP aos passageiros

O Procon-SP afirmou que mesmo não sendo as causadoras dos transtornos causados pela greve, as companhias aéreas têm o dever de prestar toda a assistência para minimizar esses transtornos. Segundo  a entidade, entre os direitos dos passageiros estão:

  1. Informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas
  2. Viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino
  3. Ser direcionado para outra companhia, sem custo
  4.  Receber de volta a quantia paga
  5. Hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto
  6. Ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões
  7. Pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento, etc)
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“Todas estas possibilidades devem ser garantidas sem prejuízo do acesso gratuito à alimentação, utilização de meios de comunicação, transporte etc. O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras”, orienta o Procon-SP.

Orientação das companhias aéreas

Em nota, a Latam afirmou que a companhia área apresentou apenas alguns atrasos, de forma pontual, e pede que os clientes verifiquem o status do voo no site da empresa. “Para os clientes impactados, a companhia reforça que serão devidamente orientados e terão observados os direitos previstos na regulamentação”, disse a Latam.

Gol, sem dar um balanço, disse que todos os voos previstos foram operados e “apenas alguns sofreram atrasos”. A companhia também alerta que os horários dos voos sejam checados pelos canais de comunicação da companhia.

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*Com informações da Agência Brasil

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