Continua após publicidade

Parque Ibirapuera recebe exposição do maior dinossauro do mundo

Trata-se de uma réplica trazida da Patagônia. Mas a exibição "Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo" também apresenta 20 fósseis originais

Por Duda Vasconcellos
Atualizado em 8 out 2022, 10h43 - Publicado em 14 set 2022, 13h12
Dinossauros, patagotitan - o maior do mundo
O Patagotitan pesava mais de 70 toneladas. (Midiorama/Divulgação)
Continua após publicidade

A réplica do esqueleto do maior dinossauro do mundo está no Brasil! Com quase 40 metros de comprimento, os ossos do titanossauro argentino Patagon Titan fazem parte da exposição Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Inédita no país, a exposição veio diretamente do Museu Paleontológico Egidio Feruglio, na Patagônia, referência mundial na descoberta e preservação de materiais fósseis. Dividida em três partes – Carnívoros da Patagônia, Gigantes da Patagônia e Os Menores Dinossauros – a mostra é praticamente uma aula de geologia, geografia e de ciências.

herrerasaurus, parque ibirapuera, são paulo
As informações sobre as espécies são apresentadas no sistema “Leitura Fácil”. (midiorama/Divulgação)

Além da réplica gigante, feita de resina em impressoras 3D, a mostra possui 20 fósseis originais e 15 réplicas de esqueletos, entre elas, a do Buriolestes Schultzi, dinossauro que viveu em solo “brasileiro” há  cerca de 233 milhões de anos e foi classificado pelo Guinness World Records como um dos animais mais antigos do planeta. Outro destaque da exposição é o crânio do Giganotossauro, espécie protagonista do filme Jurassic Park 3. Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo também mostra desenhos de algumas espécies de dinossauros passeando por pontos turísticos de São Paulo.

tyrannotitan desenho no teatro municipal de São PauloTyrannotitan “conhecendo” o Teatro Municipal de São Paulo. Midiorama/ Divulgação

Perrengues

A exposição, inicialmente prevista para março de 2020, foi adiada devido a pandemia de Covid-19. A abertura estava prevista para 3 de setembro, mas precisou ser novamente adiada para o dia 10 devido ao trâmite alfandegário para a chegada dos fósseis argentinos ao Brasil. A equipe de montagem do enorme esqueleto do Patagon Titan, formada por dez pesquisadores, também enfrentou um desafio: o dinossauro precisou ficar com pescoço e rabo ligeiramente abaixados para que coubesse na sala expositiva, que possui seis metros de altura. 

Montagem Patagotitan, parque Ibirapuera, São Paulo
A montagem do esqueleto do Patagotitan levou seis dias. Na foto, o dinossauro exposto no museu da Patagônia (Midiorama/Divulgação)

Praça DINOS

Depois da exposição, crianças e adultos podem se aventurar (ou descansar) na Praça DINOS, ambiente interativo com atividades de realidade aumentada de interação com a era jurássica, escavação em tanque de areia para descoberta de réplicas de fósseis, área para descanso, café, loja temática e espaço para selfies com dinossauros.

Serviço

Onde? Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana – São Paulo.

Quando? A exposição vai de 10 de setembro a 04 de dezembro. De Terça a Sexta das 10h às 19h40. Aos fins de semana das 9h às 19h40.

Quanto? A entrada inteira varia entre R$40,00 e R$50,00. Crianças de até 2 anos não pagam. Os ingressos estão a venda no site da LivePass.

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagens em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade