Parque do Porto promete áreas verdes e novo píer no centro do Rio
Parte do Porto Maravilha, plano de revitalização da região portuária iniciado em 2009, novo parque promete espaços de arte, gastronomia e convivência

A área portuária do Rio de Janeiro, que em um passado não tão distante era uma das regiões mais degradadas da cidade, segue recebendo investimentos para se consolidar como um hub turístico na capital fluminense. O próximo passo na revitalização da área deve ser o Parque do Porto, um novo espaço público anunciado em maio pelo governo municipal.
O plano entra no âmbito do Porto Maravilha, projeto iniciado há 15 anos para recolocar essa zona nos roteiros dos próprios brasileiros e do 1,2 milhão de turistas estrangeiros que passam pela cidade todos os anos. A ideia é que o novo parque conte com ciclovias, praças flutuantes e até um novo píer para a chegada de cruzeiros.
O que verei no Parque do Porto? E quando?
A ideia do governo carioca é que o parque seja construído em duas fases. A primeira, na região que vai do Píer Mauá ao Armazém 8, vai ganhar as praças flutuantes, que incluem quadras de esportes e áreas verdes – estão projetadas até hortas comunitárias. Um novo píer também deve sair do papel nessa etapa.
A segunda fase do projeto compreende a área até o armazém de número 18, com mais seis praças flutuantes. Em todos os galpões, também estão previstos espaços para restaurantes, galerias e centros de eventos, além de um espaço para embarque e desembarque de passageiros vindos pelo mar.
Os detalhes específicos do que vai haver em cada região, porém, ainda podem mudar até a concretização do empreendimento. Isso porque o plano, já apresentado ao governo federal, ainda precisa do aval de Brasília, pois vai ocupar uma área pertencente à União.
Por enquanto, não há uma estimativa de prazos para a inauguração nem de valores a serem investidos na área, mas o objetivo é que a licitação e o início das obras aconteçam ainda em 2024. De forma ambiciosa, o prefeito Eduardo Paes chegou a se referir ao projeto como o “Parque do Flamengo do século XXI, mas sem aterro”.
Porto Maravilha existe desde 2009
O investimento no Parque do Porto é um novo degrau do projeto de revitalização dessa parte do Rio de Janeiro, instituída em 2009 com o nome de Porto Maravilha. O pontapé inicial dos investimentos foi a escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016 e várias atrações da zona são anteriores aos Jogos.
Entre os destaques da área portuária que já estão em operação, aparecem o Museu de Arte do Rio (MAR), inaugurado em 2013, o Museu do Amanhã, aberto em 2015, e o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), de 2016.
Leia tudo sobre o Rio de Janeiro
Busque hospedagem no Rio de Janeiro