Continua após publicidade

Ouro Preto recebe 19ª Mostra de Cinema

Mais de 150 filmes serão exibidos gratuitamente ao longo dos seis dias de programação

Por Malu Jansen
Atualizado em 19 jun 2024, 17h28 - Publicado em 18 jun 2024, 18h00
Mostra de Cinema de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Mostra de Cinema de Ouro Preto tem programação gratuita na Praça Tiradentes  (Leo Lara/Universo Produção/Divulgação)
Continua após publicidade

A 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais, começa nesta quarta-feira (19) e vai até a segunda-feira (24) com programação totalmente gratuita. Serão mais de 150 filmes em dois espaços de exibição, além de uma programação online. 

O propósito do Festival é tratar o cinema como patrimônio histórico – para isso, os filmes exibidos foram estruturados em torno de três temáticas: preservação, história e educação. A curadoria da programação inclui filmes de sete países e dezoito estados do Brasil. 

Na edição deste ano, a ideia é valorizar e destacar o Cinema de Animação no Brasil, com filmes, estreias, homenagens e rodas de conversa. O homenageado será o animador Alê Abreu, diretor de “O Menino e o Mundo”, longa-metragem lançado em 2013 indicado ao Oscar de melhor animação. Quatro longas de destaque do diretor serão apresentados na mostra. 

Dois espaços vão receber a programação: um ao ar livre com capacidade para 500 pessoas na Praça Tiradentes, o coração do Centro Histórico, e mais uma sala de 510 lugares no Centro de Convenções de Ouro Preto.

Para além das sessões, as atividades incluem debates, masterclasses, rodas de conversas, oficinas, atrações musicais e várias outras atividades espalhadas pela cidade, pelo Centro de Artes e Convenções e na Praça Tiradentes. Veja a programação completa aqui

Três masterclasses com professores internacionais fazem parte da programação. No dia 21 de junho, às 17h30, “Infância e cultura digital na escola” é o tema da masterclass ministrada por Cielo Salviolo, da Argentina. Já no dia 22, às 16h45, a chilena Macarena Bello conduzirá a aula “Ações de preservação digital na Cineteca Nacional do Chile”. Para fechar a programação internacional, também no dia 22, o cineasta colombiano vai ministrar a aula “Ecologia de imagens em desaceleração”, às 17h30.

Continua após a publicidade

Além disso, no dia 23 de junho, no Centro de Convenções, acontecerão lançamentos de livros sobre o cinema, passando por temáticas como animação, crítica, pesquisa em cinema, entre outros. Veja todos os autores e títulos que estarão por lá aqui.

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico inigualável. Nas inúmeras ladeiras do Centro Histórico enfileiram-se casarões do período colonial que hoje abrigam hotéis, ateliês e lojas de pedras preciosas. Veja aqui um guia completo sobre a cidade. Para se hospedar por lá, acesse aqui uma lista de hospedagens localizadas em casarões históricos. 

Serviço 

A programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto vai acontecer em dois locais, simultaneamente: 

Praça Tiradentes: Rua Agua Limpa Antônio Pereira, s/n.

Continua após a publicidade

Centro de Artes e Convenções da UFOP: Rua Diogo de Vasconcelos, nº 328. 

A entrada nas sessões de cinema é livre. Para os debates da programação, a entrada funcionará com a distribuição de senhas, que acontecerá trinta minutos antes do início das sessões. No caso de oficinas e workshops, as inscrições foram realizadas previamente. A programação completa está disponível no site da CineOP.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Universo Produção (@universoproducao)

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Ouro Preto

Busque hospedagem em Ouro Preto

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade