Fortaleza: o que fazer na Praia de Iracema
Se o mar não estiver próprio para banho, ainda assim é possível curtir o pôr do sol ou visitar os centros culturais do bairro
A Praia de Iracema, localizada no bairro boêmio homônimo, é a mais central de Fortaleza. Seu nome é uma referência à obra de José de Alencar, que foi homenageada com a estátua Iracema Guardiã, do artista Zenon da Cunha Mendes Barreto, em 1995, ano que completou 100 anos.
Em 2019, ocorreu a engorda da faixa de areia, que recebeu mais 40 metros de aterro. Por lá, rolam grandes eventos, como os shows de réveillon e a concentração de blocos de carnaval.
O mar se tornou mais violento depois da engorda e das obras de requalificação da Avenida Beira-Mar. Além disso, nem sempre está próprio para banho – você consegue checar quais trechos estão liberados para mergulhos nos boletins semanais divulgados pelo Governo do Ceará. Ainda assim, é possível aproveitar a praia e explorar os atrativos da região.
O bairro de Iracema concentra bares e casas noturnas no calçadão. O mais famoso deles é o Pirata, Patrimônio Turístico de Fortaleza. O bar abre apenas dois dias na semana: na “segunda-feira mais louca do mundo” – uma festa com música ao vivo que só termina quando não resta mais ninguém no salão – e na sexta-feira, para o forró do pirata.
Ver essa foto no Instagram
Com 800 metros ao longo do mar, a Ponte dos Ingleses é um antigo píer da década de 1920 que nunca foi utilizado para atividades portuárias, mas foi apropriada por turistas e moradores como um lugar para ver o pôr do sol e, às vezes, golfinhos que nadam perto da estrutura. Depois de seis anos fechada para reformas, a ponte foi reinaugurada em agosto de 2024. Agora, recebe o projeto Pôr do Sol Fortaleza, com música ao vivo todos os domingos às 17h.
No Aterro da Praia de Iracema, o Espigão da Rui Barbosa também foi ressignificado pela população para além de sua função original. Construído para conter o avanço da maré, é um lugar tranquilo para aproveitar a vista para o pôr do sol e a brisa do mar.
Além deste, há outros dois espigões utilizados como grandes calçadões na Praia de Iracema. O Espigão do Náutico, na Avenida Desembargador Moreira, tem um público diverso, de famílias a pescadores, enquanto o Espigão da João Cordeiro é mais agitado e tem um público mais jovem, que divide o espaço com ambulantes e caixas de som, principalmente durante as noites dos fins de semana.
Ver essa foto no Instagram
O trecho entre o espigão e a Ponte dos Ingleses é um point de lazer dos jovens e é popularmente conhecido como Praia dos Crush. A região fica na altura do Centro Cultural Belchior, que promove exposições, lançamentos de livros, shows e sessões de cinema de graça.
Outro centro cultural na região é o Dragão do Mar, que abriga o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense, além de salas de teatro e cinema, um planetário e espaços de exposição.
Como chegar na Praia de Iracema
O Aeroporto de Fortaleza está a 30 minutos de carro da Praia de Iracema – Uber e táxis rodam na região – via Avenida Senador Carlos Jereissati. Para chegar de ônibus saindo do aeroporto, você pode pegar a linha 917 Aeroporto/Beira Mar e desembarcar no ponto final.
Veja apartamentos para alugar em Fortaleza no Airbnb