Continua após publicidade

O Quadrado e suas histórias: conheça a origem do “coração de Trancoso”

Centro do distrito é ponto de encontro de turistas em meio a cenário histórico do litoral

Por Clarice Sena
24 nov 2024, 10h00
igreja-de-sao-joao-batista-quadrado-trancoso
Igreja de São João Batista, a "Igrejinha do Quadrado", é um dos marcos dessa região histórica (Marcio Filho/MTur/Flickr)
Continua após publicidade

Localizado a aproximadamente uma hora e meia de viagem para quem parte de Porto Seguro, o vilarejo de Trancoso é um dos pontos mais famosos do litoral baiano. O coração do vilarejo é o Quadrado, que na verdade tem formato retângulo e sem dúvida é o hype do pedaço. No meio, um campo de futebol que reúne os locais todo fim de tarde e, no fundo, uma igrejinha bucólica.

Casas pitorescas e noite agitada

Cercada pelas simpáticas casas coloniais coloridas que antigamente serviam como residências da colônia de pescadores que formou o distrito, hoje ali funcionam os restaurantes, bares, lojas e hotéis que cobram caro pelo que vendem e servem. Também é possível se hospedar em uma casa tradicional. À noite, a simplicidade desse cenário dá lugar à movimentação nos bares com música ao vivo que são ponto de encontro.

Nos restaurantes do Quadrado, que oferecem muitas delícias da cozinha baiana, não espere encontrar preços tão modestos quanto o visual das casinhas pitorescas. Considere que você estará pagando pelo conjunto da obra: luz baixa, decoração aconchegante e muita bossa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por NA PRAÇA (@napracatrancoso)

Também vale conhecer o Na Praça, o “puxadinho chique” que desde 2023 reúne gastronomia, serviços e até hospedagem na estrutura de um antigo hotel que funcionou ali.

Continua após a publicidade

Pontos históricos no Quadrado

Trancoso faz parte da região conhecida como Costa do Descobrimento, onde podem ser observadas as marcas das primeiras ocupações europeias no Brasil. Por isso, é fácil encontrar em um dos lados do Quadrado a icônica igreja de São João Batista, também chamada de “Igrejinha do Quadrado”.

Construída por jesuítas durante o século 18 em arquitetura colonial, a Igreja preserva as imagens sacras de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André originais da época, bem como os altares. De acordo com a Paróquia de São Sebastião, a igreja atual foi construída no mesmo local em que funcionou o convento dos padres no século 18 e, para erguê-la, foram utilizadas pedras de arrecifes e “reboco Santa Fé”, um tipo composto por areia e óleo de baleia.

Atrás da igreja fica uma agradável surpresa: um belo mirante natural com vista para a praia dos Nativos, a praia dos Coqueiros e de toda a vegetação de Mata Atlântica que desenha os limites entre o urbano e o litoral. Para acessar as praias, bastam 15 minutos de caminhada.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Bahia

Reserve hospedagem em Trancoso

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade