Continua após publicidade

São Paulo: Museu da Imigração tem exposições virtuais

Conteúdos online dão visibilidade às conexões entre a cultura e a herança das comunidades que migraram pelo Brasil

Por Clarice Sena
Atualizado em 29 ago 2024, 01h22 - Publicado em 28 ago 2024, 20h00
museu-da-imigracao-sao-paulo
Parte do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo está disponível online (//Divulgação)
Continua após publicidade

No bairro da Mooca, em São Paulo, o prédio histórico onde ficava a antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás hoje abriga o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. A instituição preserva registros da história da migração humana e sobre as comunidades que ajudaram a formar a sociedade brasileira.

Além da sede física, o museu oferece oito exposições virtuais que promovem reflexões sobre as migrações, as condições de viagem dos migrantes, suas jornadas e suas origens. Conheça algumas das mostras disponíveis:

Bilhetes de viagem

Assim como hoje, mover-se de um país para o outro geralmente envolve um processo burocrático e o bilhete de viagem, por muitas vezes, é o principal registro sobre essa trajetória. Nesta mostra, o museu apresenta diferentes documentos de embarque do fim do século 19 ao início do século 20 que revelam o processo de migração por trem, navio e diversos meios de transporte. Os bilhetes com diferentes cores, formatos e informações, trazem desde o nome das famílias na viagem até a alimentação servida a bordo.

Acesse por aqui.

Brasileiros na Hospedaria

Quando se fala em imigração, o imaginário popular pode se focar nas figuras que partem de um país a outro. O Brasil, no entanto, passou por grandes processos migratórios desde o final do século 19. Assim, a mostra “Brasileiros na Hospedaria” revela a história dos migrantes que partiram rumo à São Paulo e passaram pela antiga hospedaria que hoje abriga o museu.

Veja neste link.

Continua após a publicidade

Festa do Imigrante: 25 anos de culturas e vivências compartilhadas

Desde 1996, o Museu da Imigração promove anualmente a Festa do Imigrante, reunindo as contribuições de mais de 80 comunidades de migrantes e descendentes que partilham suas culturas nessa festa. Elaborada em 2021, essa mostra traz detalhes dessa celebração que promove a integração cultural dos migrantes de São Paulo.

Confira aqui.

Migrações à mesa

Através da história de dez famílias, a mostra “Migrações à Mesa” discute as relações entre alimentação e migração. A exposição nasceu a partir de um projeto realizado em 2016, no qual o Museu obteve, através de contribuições nas redes sociais os cadernos de receita, utensílios de cozinha e relatos de migrantes e seus descendentes. Além das receitas, a mostra valoriza as possibilidades de conexão através de sabores e memórias.

Descubra mais neste link.

Viagem, sonho e destino

Todo itinerário de viagem parte de um sonho sobre onde se quer chegar. Por meio dessa ideia, a exposição “Viagem, sonho e destino” apresenta as histórias de imigrantes que desembarcaram no porto de Santos carregando muitos sonhos na bagagem. Com fotografias e diversos relatos, a mostra convida a conhecer mais sobre as vivências das pessoas que passaram pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e os trajetos envolvidos nessa experiência.

Continua após a publicidade

Veja clicando aqui.

Leia tudo sobre São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade