Continua após publicidade

Mostra no Museu da Língua Portuguesa aborda influências africanas

Visitantes descobrem a origem de palavras cotidianas e as influências das culturas africanas em outras manifestações brasileiras

Por Malu Jansen
25 Maio 2024, 12h00

Está em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, uma nova exposição temporária. Línguas africanas que fazem o Brasil, que pode ser visitada até janeiro do ano que vem, valoriza e destaca a influência africana nas formas de expressão na língua portuguesa, em características como o vocabulário e a pronúncia das palavras. 

Línguas dos habitantes de terras da África Subsaariana, como o iorubá, eve-fom e as do grupo bantu, tiveram (e ainda têm) uma participação decisiva na configuração do português falado no Brasil. 

O visitante é recebido na exposição com quinze palavras oriundas de línguas africanas que fazem parte do vocabulário no Brasil, expostas em estruturas ovais de madeira penduradas pela sala. Também é possível ouvi-las em narrações feitas por moradores e trabalhadores da região da Luz.

A curadoria é do músico e filósofo Tiganá Santana. A mostra conta com elementos verbais e não verbais em experiências audiovisuais, sensoriais e imersivas, que já são marca-registrada das exposições fixas do Museu da Língua Portuguesa

Um dos objetivos da mostra é fazer com que os visitantes compreendam a forma com que as culturas da África reverberam em outras manifestações brasileiras, como na música, na arquitetura e nas festas populares. Para isso, há pinturas, esculturas, canções, fotografias e outras instalações artísticas. 

Continua após a publicidade

Serviço 

Quando? A exposição ficará em cartaz até janeiro de 2025. O museu funciona de terça-feira a domingo a partir das 9h, com entrada até 16h30 e permanência até 18h. 

Quanto? A inteira custa R$ 24. Os ingressos podem ser comprados na plataforma Sympla ou na bilheteria física.  

Onde? O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Língua, s/nº. É possível chegar até lá sem sair da estação da Luz, que atende as estações 1-Azul e 4-Amarela do metrô e 7-Rubi e 11-Coral da CPTM. Para chegar de dentro da estação, é preciso utilizar o Portão A, que fica em frente à Pinacoteca. 

Leia tudo sobre São Paulo 

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade