Continua após publicidade

Mosteiro de São Bento: canto gregoriano, missa, brunch e história

Complexo histórico no centro de São Paulo abriga séculos de devoção e oferece diversas atividades para quem visita a cidade

Por Valentina Bressan
Atualizado em 27 ago 2024, 08h33 - Publicado em 26 ago 2024, 14h00

No Centro de São Paulo, em meio ao bochicho do Largo de São Bento, o Mosteiro de São Bento guarda parte da história da fundação da capital paulista. Ainda hoje, o lugar reúne turistas e locais para assistir missas embaladas com cantos gregorianos. E tem mais.

O complexo conta com uma padaria onde, uma vez por mês, aos domingos, é possível se esbaldar em um lauto brunch – e há também uma lojinha anexa para quem quiser levar uma lembrança do mosteiro.

História do Mosteiro de São Bento

Fundado em 1598, o complexo do mosteiro conta com basílica, faculdade, teatro e padaria. O local começou com uma capela no final do século 16 e, com a expansão do Largo de São Bento, veio a construção do mosteiro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por João Rossi (@restauro.sacra)

A Faculdade de São Bento foi a primeira a inaugurar um curso superior em Filosofia na América Latina. Tanto a faculdade quanto o colégio integrados ao monastério têm mais de cem anos de história.

Durante a visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, o pontífice ficou hospedado no complexo do monastério.

Horário das missas com canto gregoriano

De segunda a sexta-feira, as missas ocorrem às 7h e às 13h, com canto gregoriano no primeiro horário. Aliás, o canto gregoriano acompanhado por um órgão de 7 mil tubos também acontece no sábados às 5h50 e no domingo às 10h (tem missa também às 8h no domingo, mas sem canto). Vale conferir no Instagram para saber das missas que ocorrem ocasionalmente à tarde, em ocasiões solenes.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Turistando Iza e Júnior • Gastronomia, Viagens e Passeios (@turistandomogieregiao)

A padaria vende pães, doces, biscoitos, geleias e outros pratos preparados pelo grupo de monges, com receitas guardadas há séculos pelos religiosos. Visitas guiadas ocorrem no último domingo de cada mês. Para participar do brunch que acontece uma vez por mês, aos domingos, é preciso reservar com antecedência pelo WhatsApp. A mesa é de uma fartura sem igual e o preço por pessoa é R$ R$ 389.

Aulas gratuitas de canto gregoriano são oferecidas mensalmente. O mosteiro também pode ser reservado para palestras, concertos e casamentos. Exposições do acervo histórico também são oferecidas em circunstâncias especiais.

Para chegar ao Largo de São Bento, o melhor acesso é de metrô, Linha 1-Azul, parada na estação São Bento, que fica em frente ao mosteiro. Confira outras informações no site oficial.

Leia tudo sobre São Paulo

Edifícios históricos no centro de São Paulo com hospedagem pelo Airbnb

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade
Publicidade