Continua após publicidade

Minas Gerais: 6 atrações imperdíveis em São João del Rei

Apesar de urbanizado, o município ainda preserva seu patrimônio barroco e tem passeio de maria-fumaça

Por Valentina Bressan
13 set 2024, 20h00
sao-joao-del-rei-mg
São João del Rei cresceu e se urbanizou, mas ainda preserva exemplos da arquitetura colonial (Dayane Caldeira/Unsplash)
Continua após publicidade

Entre as Cidades Históricas Mineiras, São João del Rei é uma das que mais se desenvolveu economicamente, com comércio movimentado e trânsito nas ruas, mas conserva uma bela parte de seu patrimônio e costuma ser visitada em passeios de bate e volta a partir da vizinha Tiradentes, que fica a menos de 30 minutos de carro e a 40 minutos de trem Maria Fumaça (saiba mais a seguir). Veja seis atrações para conhecer em São João del Rei:

1. Maria Fumaça

O passeio de maria-fumaça leva os visitantes de São João del Rei a Tiradentes em uma viagem de cerca de 40 minutos por uma estrada de ferro, inaugurada em 1881 com a presença de Dom Pedro II. De dentro do vagão, os passageiros veem um pouco da região e acompanham as explicações do guia sobre a formação de Minas Gerais. O Museu Ferroviário, anexo à estação de São João del Rei, conta a história da estrada de ferro e da locomotiva. A passagem de ida e volta custa R$ 172 e as viagens ocorrem às sextas-feiras, sábados e domingos. É recomendado comprar o bilhete antecipadamente pelo site. Saiba mais sobre o passeio de maria-fumaça aqui. Rua Quintino Bocaiúva, 22

maria-fumaca-tiradentes-sao-joao-del-rei-efom-estrada-de-ferro-oeste-de-minas
Além das belezas históricas e naturais do trajeto, passeio permite testemunhar como operavam trens e estações do interior mineiro no século XIX (Mathias M.H./Wikimedia Commons)

2. Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar

A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar foi construída em 1721 para substituir a capela da vila, que havia sido destruída durante um incêndio. Homenageando a santa padroeira da cidade, a igreja recebeu materiais e quadros da Corte de Portugal. A construção chama atenção pela influência neoclássica, com o teto em abóbada, e pelos altares entalhados. Rua Monsenhor Gustavo, 61. De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h, e aos domingos, 9h30 às 11h.

nossa-senhora-do-pilar-sao-joao-del-rei
Templo é um dos pontos indispensáveis da cidade (Fabio320/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

3. Igreja de São Francisco de Assis

O projeto da portada de pedra-sabão é atribuído a Aleijadinho, mas teria sido modificado e executado por Francisco de Lima Cerqueira, outro grande artista da época. O interior é rico em detalhes barrocos e rococós, como o lustre de cristais Baccarat no altar-mor e as colunas curvilíneas que adornam os oratórios e púlpitos laterais. No cemitério da igreja, ao fundo, fica o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, nascido em São João del Rei. Praça Frei Orlando. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; aos sábados, das 8h30 às 16h; e aos domingos, das 8h30 às 14h.

Continua após a publicidade
igreja-sao-francisco-de-assis-sao-joao-del-rei
Igreja de São Francisco de Assis chama atenção pelos elementos barrocos e rococós (Tissiana de A. de Souza/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

4. Igreja Nossa Senhora do Carmo

A construção apresenta características de várias fases do barroco. Da última, o interior todo branco e as cores que aparecem apenas nos detalhes de ouro e nas imagens dos santos. Na lateral da nave há uma escultura inacabada de Cristo sem os braços, de autor desconhecido. Praça Carlos Gomes. De terça a quinta-feira, das 8h às 17h, e aos domingos, das 6h às 17h.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo em São João del Rei, Minas Gerais
A construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi concluída em 1732 (Nádia Muniz/Wikimedia Commons)

5. Museu Regional de São João del Rei

Depois de uma série de reformas, o Museu Regional de São João del Rei reabriu em março de 2024. O prédio restaurado de 1859 abriga peças como móveis, obras sacras e utensílios que registram os modos de vida de mineiros dos séculos 18 e 19. A entrada é gratuita. Rua Mal. Deodoro, 12. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h; e aos domingos, das 9h às 13h. 

museu-regional-sao-joao-del-rei
Museu reabriu em março de 2024 após reformas (Museu Regional de São João del Rei/Divulgação)

6. Memorial Tancredo Neves

Fotos, documentos, cartas, jornais e painéis explicativos traçam um panorama cronológico da vida do político Tancredo Neves, de sua infância em São João del Rei ao ingresso na vida pública. O ponto alto da visita é o ambiente que exibe a máscara mortuária e capas de jornais anunciando a morte do então presidente eleito do Brasil. Infelizmente, o Memorial Tancredo Neves está temporariamente fechado para restauração no prédio e só é possível ver a estátua em homenagem ao político na frente da construção. R. Padre José Maria Xavier, 7. Sexta-feira, das 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Leia tudo sobre Minas Gerais

Busque hospedagem em São João del Rei

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade