Continua após publicidade

João Pessoa: um giro pela Feira de Artesanato de Tambaú

Feirinha é opção ideal para completar seu dia de passeio na mais famosa praia urbana da capital da Paraíba

Por Valentina Bressan
8 jul 2024, 20h00

Se você está procurando o ponto ideal para conhecer o artesanato tradicional do Nordeste e comprar lembranças de sua viagem a João Pessoa, encontrou o destino certo: a Feira de Artesanato de Tambaú reúne uma variedade de lojistas que comercializam roupas, souvenires, acessórios de praia e doces regionais.

A Feirinha, como é carinhosamente chamada, surgiu na década de 1980. Ela fica bem à frente do Tambaú Hotel, hoje desativado, mas ainda um cartão postal clássico de João Pessoa, com seu formato circular à beira d’água. Como a região era frequentada por quem curtia shows na cidade, diversos bares surgiram no entorno da feira. Dá para planejar um dia inteiro de passeios só na área do calçadão de Tambaú.

Conheça as lojas da Feirinha

Atualmente, 45 lojistas expõem na Feira de Tambaú. É uma galeria a céu aberto, cheia de arte para prestigiar e levar para casa. Se a ideia é comprar uma camiseta ou caneca no estilo “estive em João Pessoa e lembrei em você”, não precisa mais procurar. Há diversas opções de souvenires típicos no local.

De chapéus a bonecos estilizados como cangaceiros, não faltam alternativas para levar uma lembrança afetiva da viagem. Biquínis, cangas, toalhas e outros acessórios para curtir a praia também são vendidos ali.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Feirinha de artesanato de Tambaú (@feirinhadetambaupb)

Produtos em couro são uma das especialidades locais. Tem bolsas, chapéus, sapatos e acessórios produzidos com o material. Itens religiosos são outro destaque dos expositores.

Continua após a publicidade

Para quem não abre mãos de levar iguarias locais, doces e cachaças também estão disponíveis nas vitrines das lojinhas.

Na hora de pagar, dinheiro vivo e PIX saem na frente e podem garantir bons descontos – alguns lojistas não dispõem de maquininha de cartão. E a pechincha é uma prática instituída.

Antes da visita, você pode pesquisar no Instagram da Feira de Artesanato de Tambaú e planejar suas compras. Alguns lojistas têm conta própria na rede social, e dá até para reservar algum produto que tenha chamado a atenção.

Continua após a publicidade

Planeje seu dia em Tambaú

Não é à toa que Tambaú é o local mais indicado para encontrar bons hotéis em João Pessoa. A praia de Tambaú, além das águas verdes e limpas e do cenário repleto de coqueiros, tem uma boa infraestrutura.

A praia é o ponto de partida para trajetos de catamarã que levam a piscinas naturais, então é um bom ponto para se hospedar e visitar locais mais distantes.

Depois de um dia curtindo a areia, dá para aproveitar os quiosques para almoçar ou lanchar e tirar fotos nos letreiros turísticos à beira da praia. Quadras esportivas também ficam à disposição na orla.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tambaú Hotel (@tambauhotel)

A Feira de Artesanato de Tambaú funciona, diariamente, das 16h às 23h. Na orla da praia, costumam acontecer shows e apresentações de forró. Pode ser difícil encontrar estacionamento nas redondezas, já que a região é muito movimentada. Se você está hospedado em uma área mais distante, vale priorizar chegar até Tambaú de táxi ou transporte de aplicativo.

Continua após a publicidade

A Feira de Artesanato de Tambaú fica na Avenida Almirante Tamandaré, em frente ao Tambaú Hotel.

Leia tudo sobre a Paraíba

Reserve hospedagem em João Pessoa

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade