Ipoema reúne belezas naturais na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais
Pequeno distrito de Itabira tem mirante, cachoeiras e faz parte da Estrada Real

Atribui-se ao poeta Carlos Drummond de Andrade a fama conferida a sua cidade natal, Itabira, situada a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte. Mas, no interior do próprio município, o distrito de Ipoema conserva atrativos igualmente poéticos e inspiradores.
Com uma linda paisagem cercada por montanhas e muito verde, o local faz parte do Caminho dos Diamantes, uma das rotas da Estrada Real por onde passaram muitos tropeiros que levavam os suprimentos que abasteciam a região em outros tempos. Além da importância histórica do lugar, os atrativos naturais da Serra do Espinhaço são ainda mais impressionantes.
Trilha até Ipoema tem uma coleção de cachoeiras
Uma das trilhas mais conhecidas — e difíceis – do Caminho dos Diamantes é o trecho entre Itambé do Mato Dentro e Ipoema. O caminho com cerca de 31 km, com uma parada opcional pelo povoado de Senhora do Carmo, permite aos visitantes observar a Serra do Lobo, dos Linhares e dos Alves, em uma paisagem digna de uma pintura de Guignard, artista famoso por retratar panoramas mineiros.

Nas proximidades de Ipoema, a conexão com a natureza continua nos passeios às diversas cachoeiras que existem na região. A maior delas, batizada de Cachoeira do Alto ou Cachoeira Alta, chega aos 110 metros de altura. Situada no interior de uma propriedade privada, o acesso custa R$ 30 e para entrar na água é obrigatório usar colete salva-vidas.
Outra opção mais relaxante é a Cachoeira do Patrocínio Amaro, uma queda d’água de 50 metros que banha um paredão de rochas e forma pequena gruta protegida pela mata local. O acesso é fácil e também há restaurante e área de camping na localidade.
Mirante do Morro Redondo oferece vista deslumbrante da paisagem mineira
Além das cachoeiras, outro grande atrativo de Ipoema é o Mirante do Morro Redondo. Situado a mais de 1200 metros de altura, o local permite uma visão de 360º das cadeias de montanhas que cercam o distrito e permite um momento de contemplação inesquecível.
Ver essa foto no Instagram
Se você visitar Ipoema no início de maio, poderá participar da tradicional Festa de Santa Cruz. Celebrada no dia da santa, em 3 de maio, a festa reúne centenas de pessoas para uma romaria pelo Morro Redondo. No caminho de 13 km entre a cidade até o morro, cada quilômetro é marcado por um cruzeiro totalmente decorado com fitas e tecidos coloridos.
A subida é recompensada pela singela Capela do Senhor do Bonfim. No local também se encontra o belo monumento “O Destino”, uma escultura de 10 metros de altura feita pela artista plástica Vilma Nöel.