Continua após publicidade

Guaramiranga: destino serrano e com clima ameno no Ceará

Cidade no alto da Serra de Baturité possui mirantes naturais e cachoeiras

Por Clarice Sena
20 jul 2024, 20h00
Guaramiranga, Ceará
A menor temperatura registrada em Guaramiranga foi de 10°C em junho de 1963 (Lilimaverde/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

A paisagem rodeada por árvores da Mata Atlântica cobertas por uma fina neblina parece inusitada para uma cidade no interior do Ceará. Mas ela se faz presente na cidade de Guaramiranga, localizada a cerca de 90 km de Fortaleza. Situada na região serrana do Maciço de Baturité, o município é um dos mais procurados na temporada de inverno no Nordeste, com temperaturas atípicas para a região, que com frequência não superam os 22 ºC.

As condições climáticas excepcionais para o local são possíveis graças aos 865 metros de altitude e as formações rochosas do período Cenozoico, um dos mais antigos da Terra. A região também comporta as nascentes para três sistemas pluviais, condições que combinadas com a altitude e o relevo tornam o local alvo das massas de ar úmidas. O resultado é um clima de montanha, que rendeu a Guaramiranga o apelido um tanto exagerado de “Suíça cearense”.

Atividades de natureza em Guaramiranga

O caminho da Rota Turística Serra de Guaramiranga é repleto de uma vegetação natural única que serve como refúgio ecológico para várias espécies da fauna local. A Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité, que abrange cidades como Aratuba, Pacoti e Mulungu, é farta em trilhas ecológicas e belas cachoeiras, como a Cachoeira do Perigo, entre Baturité e Guaramiranga, com 84 metros de queda d’água.

Em dias mais quentes, há até quem arrisque um banho na base da cachoeira, uma opção menos popular durante o inverno devido as águas geladas. O acesso é feito por uma trilha – cuidado com as pedras escorregadias na escadaria íngreme.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cachoeira do Perigo | Guará Park (@cachoeiradoperigo)

Continua após a publicidade

Um dos locais mais procurados nessa rota pelos turistas é o Pico Alto, a 1.115 metros de altitude, um dos lugares mais altos do Ceará. No pico, as temperaturas podem chegar a até 10ºC nos dias mais frios do inverno. Por lá também se encontra um mirante para apreciar o pôr do sol e tirar boas fotografias. O mirante fica a cerca de 13 km do centro de Guaramiranga e pode ser acessado de carro.

Pico Alto, Guaramiranga, Ceará, Brasil
Vista do Pico Alto, uma das principais atrações de Guaramiranga (Paulo Mouta/Wikimedia Commons)

O que fazer no centro de Guaramiranga

Em Guaramiranga, o contato com a natureza e a paisagem não são os únicos atrativos. No centro da cidade, a Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição chama atenção pela arquitetura da fachada, com elementos do barroco brasileiro. Situada em uma praça em um morro elevado, o entorno oferece uma bela vista para a cidade – quando a neblina permite.

Igreja Matriz, Guaramiranga, Ceará, Brasil
A Igreja Matriz foi fundada em 1873 (Otávio Nogueira/Wikimedia Commons)

Perto dali fica o Convento dos Capuchinhos e a sua Igreja da Gruta. O convento, onde também funciona uma pousada, é uma construção dos anos 1930, rodeada por jardins e ambientes de reflexão. Já a bela igreja, cuja paróquia tem mais de cem anos, é ricamente decorada em seu interior. Ao lado se encontra a Ladeira da Gruta, uma rota natural para caminhada onde foi construída uma Via Sacra que leva à igreja.

Continua após a publicidade

Opções de trilhas não faltam nos arredores da zona urbana. Para quem busca esse tipo de passeio e outras opções em um só espaço, uma boa pedida é o Guaramiranga Park, um complexo turístico que organiza passeios de cavalo e possui quadras esportivas, além de um lago com pedalinhos.

Leia tudo sobre o Ceará

Busque hospedagem em Guaramiranga

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade