A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, vai comemorar as cinco décadas de carreira do fotógrafo de natureza – e santista – Araquém Alcântara com uma exposição que vai de 6 de junho até 21 de julho.
Araquém é celebrado por seu trabalho pioneiro na documentação de ecossistemas brasileiros e por suas narrativas visuais, que exploram a relação entre ser humano e natureza. Ele estudou jornalismo na Universidade de Santos em 1970 e trabalhou como repórter no O Estado de S. Paulo e no Jornal da Tarde, onde descobriu sua paixão pela fotografia. Ficou conhecido por seu trabalho ambientalista, especialmente após documentar o Parque da Juréia em 1979, o que o levou a explorar e fotografar a Mata Atlântica. Tornou-se freelancer em 1985 e colaborou com publicações nacionais e internacionais. É autor de 17 livros sobre ecossistemas brasileiros e dedica-se a ensinar fotografia em workshops por todo o Brasil.
A exposição faz parte da segunda edição do projeto Arte na Pinacoteca, que promove a democratização do acesso à cultura em Santos. As visitas ao espaço serão gratuitas de terça a domingo, das 9h às 18h.
Outras atividades educativas, incluindo palestras e oficinas específicas para cada mostra, também serão oferecidas gratuitamente no espaço. A programação completa está disponível no Instagram da instituição.
A Pinacoteca Benedicto Calixto está localizada em um belo casarão art nouveau de frente para a Praia do Boqueirão, na rua Bartolomeu de Gusmão, em Santos. A cidade fica a 80 km da capital paulista, trajeto que leva em torno de uma hora e meia.
Veja uma seleção de apartamentos em Santos para alugar no Airbnb.