Festival Nacional do Folclore realizará sua 60ª edição em Olímpia
Ao todo, 60 grupos folclóricos do país inteiro farão apresentações e as crianças terão a chance de conhecer brincadeiras de antigamente
O Festival Nacional do Folclore, em Olímpia, no interior de São Paulo, celebrará a 60ª edição entre os dias 3 e 11 de agosto. Esse ano, o FEFOL terá como tema “Olímpia: solo sagrado do folclore brasileiro”. Toda a programação tem entrada gratuita e será transmitida no canal oficial do Festival no YouTube.
Ao todo, 60 grupos de 17 estados das cinco regiões brasileiras foram selecionados para se apresentar na edição de 2024, que será realizada no Recinto do Folclore Professor José Sant’anna. São 43 grupos visitantes e 17 grupos de Olímpia, entre folclóricos, parafolclóricos e apresentações culturais.
Ver essa foto no Instagram
A ideia do Festival é explorar as mais diversas manifestações folclóricas do Brasil, de norte a sul do país. Participarão grupos de bumba meu boi, siriri, coco de roda, danças gauchescas, ratoeira, entre vários outros estilos.
O festival também faz um resgate que atividades e brincadeiras que são muitas vezes esquecidos por conta dos eletrônicos e telas e acabam indo parar na mão de crianças mais cedo que deveriam. Com isso, elas terão a oportunidade de brincar de corrida do saco, cabo de guerra, bolinha de gude, amarelinha, bito e pião.
Ver essa foto no Instagram
O espetáculo de abertura, no dia 3 de agosto, contará com a participação de alunos da rede municipal de ensino e também terá como tema a cidade de Olímpia e a história do festival.
Além das apresentações noturnas de palco, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais também ao longo do dia, com missas, cortejos e brincadeiras para as crianças. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa está disponível no site do Festival e no Instagram.
Ver essa foto no Instagram