Continua após publicidade

Festival de Inverno tem atrações espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro

Em sua 22ª edição, evento do Sesc combina música, dança, literatura, circo, oficinas e cursos com temas variados

Por Yasmmin Ferreira
Atualizado em 16 jul 2024, 16h08 - Publicado em 16 jul 2024, 16h00
xande-de-pilares-festival-sesc-inverno
Xande de Pilares animou a abertura do festival em Cardoso Moreira, no dia 12 de julho (SESC Campos/@artemfotoestudio/Divulgação)
Continua após publicidade

Começou no último final de semana no estado do Rio de Janeiro a nova edição do Festival Sesc de Inverno, que segue até o final de julho. Prometendo ser a maior e mais extensa edição, o evento tem como foco o tema “P-L-U-R-A-L” e irá celebrar a diversidade cultural do Brasil. O tema também é uma sigla, representando povos, lugares, união, raízes, artes e linguagens.

Realizado em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro, o festival proporcionará uma grande celebração das múltiplas identidades brasileiras, reunindo artistas e público em um ambiente de troca de experiências e valorização das singularidades de cada região.

Quais as principais atrações do evento?

Dentre as 550 atrações programadas para o festival, as de maior destaque são as relacionadas à música, teatro, dança, literatura e recreação.

Música – Artistas como Alceu Valença (12/07, Sesc Quitandinha), Detonautas (27/07, Itaperuna), Dilsinho (14/07, Arena Magé), Gloria Groove (27/07, Petrópolis), Lagum (28/07, Petrópolis), Preta Gil (27/07, Petrópolis) e Xamã (20/07, Barra de São João) são algumas das presenças confirmadíssimas do evento!

Teatro – A edição oferece uma ampla variedade de espetáculos teatrais, incluindo “Cortejo Brincante Borogodó” (12/07, Teresópolis), “Fábrica de Nuvens” (13/07, Três Rios), “Uma Mala para Dois Palhaços” (13/07, Sesc Nogueira), “Os Saltimbancos – Aquarela” (13/07, Magé), “A Falecida” (14/07, Sesc Quitandinha), “Mira” (27/07, Três Rios), entre outros. Cada apresentação traz sua própria temática e abordagem artística, proporcionando uma experiência muito rica e imersiva aos espectadores.

Dança –  Na edição, há seis opções principais: Dança Materna, que promove vínculo entre mãe e bebê; Sons d’Oeste, com ritmos tradicionais da Guiné; Normal Mente, abordando questões do corpo em Libras; Fuzuê de Aruanda, celebrando a cultura dos quilombos; Intervenção inDeriva, explorando a cidade através da dança; Acorde, misturando dança, música e palavra; e Na Pista, revivendo ritmos suburbanos cariocas. Mais informações no site.

Continua após a publicidade

Literatura – No universo literário, pode-se escolher entre pontos de leitura, tendas literárias, oficinas de escrita, contação e rodas de histórias (incluindo contos ancestrais, indígenas e africanos). Todas as programações são gratuitas e ocorrem até 31 de julho, com horários e localizações diferentes. 

Recreação – A programação conta com o “Festival de Inverno: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”, jogos de salão e recreação esportiva. Realizados na Praça da Autonomia e Praça São Sebastião, os eventos incluem atividades para todas as idades, com instrutores do Sesc e monitores credenciados. Há também aulas especiais e ambientes como o Espaço Brincar e o Escape Room. A entrada é gratuita. 

Ainda, há atividades voltadas para economia, audiovisual, saúde e sustentabilidade, além de performances como circo e cursos e oficinas (da fotografia aos bordados).

Onde irá acontecer o festival?

O evento está programado para ocorrer em diversos pontos fluminenses: Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Campos, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, CCSQ – Centro Cultural Sesc Quitandinha, Grussaí, Itaipava – Parque Itaipava, Espaço Soberano – Itaipava, Itaperuna, Magé, Miguel Pereira, Petrópolis, Nova Friburgo – Country Clube, Penedo, Piabetá – Magé, Porciúncula, Sana, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Vassouras e Valença.

Informações adicionais

A maioria das atrações são grátis, mas os ingressos para as pagas podem ser adquiridos no site

Continua após a publicidade

Para descobrir quais atrações são específicas para a sua região, basta acessar a página oficial do festival e fazer buscas específicas em “local”.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade