Feirarte de Teresópolis: das maiores feiras de artesanato na região serrana do Rio

Atração conta com mais de 500 expositores e é parada imperdível em viagens pela região

Por Thiago Müller
Atualizado em 1 Maio 2025, 16h18 - Publicado em 1 Maio 2025, 14h00
feirarte-teresopolis
Encontra-se de tudo na Feirarte (Joalpe/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Para além do brasileiríssimo pastel de feira com caldo de cana, a Feirarte – ou Feirinha do Alto – de Teresópolis, no Rio de Janeiro, é uma parada obrigatória para turistas que querem levar uma lembrança de viagem. Desde a década de 1970, o ponto de comércio no Bairro do Alto, que vende desde roupas, produtos para pets, artesanato e móveis, chega a ter entre 500 e 900 expositores, dependendo do período. A feira funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

A feira também tem mais a oferecer além de artesanatos. Na praça Higino da Silveira, onde ocorre o evento, há uma praça de alimentação com diversas lanchonetes e, para quem planeja passar o dia com a família, uma quadra poliesportiva e um parquinho.

O que comprar na feira

Em geral, pode-se dizer que lá você encontra de tudo. Idealizada por um grupo de artesãos em 1973, a Feirarte hoje abriga centenas de estandes em 20 mil metros quadrados.

E não é só artesanato que se encontra, já que um ponto alto é a alimentação: além das lanchonetes, para quem quer comer no local, a feira comporta estandes de comida colonial, além de mel, doces, defumados e produtos de agricultura familiar.

Por outro lado, para quem busca roupas, a feira também expõe vestuários de todo o tipo, até infantis. As roupas também vêm em tricô ou camurças, além de opções em acessórios, como bijuterias ou pratas.

Continua após a publicidade

Também é um local para comprar lembrancinhas para a casa: o que não falta é produtos que ilustram a cidade ou têm bordado o nome de Teresópolis, assim como quadros e miniaturas dos locais famosos da cidade. Uma opção é até a compra de móveis em vime estofados, expostos na feira.

Além do que está exposto nos locais fixos, não é incomum ver artistas itinerantes no local ou eventos organizados pela prefeitura. Confira outras opções no site da Prefeitura de Teresópolis.

Turismo próximo a Feirarte

Como a feira funciona somente durante os sábados, domingos e feriados, uma opção durante a estadia em Teresópolis é o montanhismo. Por sinal, é o ponto alto da cidade, rodeada por formações rochosas e cachoeiras.

Continua após a publicidade
dedo-de-deus-teresopolis-mirante-do-soberbo
Dedo de Deus se destaca na paisagem (Felipe Ferreira/Unsplash)

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é a principal atração. Trata-se do terceiro Parque Nacional mais antigo do país e, além das opções de escalada, conta com cerca de 200 km de trilhas. O marco inicial do montanhismo no país por vezes é atribuído ao Dedo de Deus, uma das escaladas do local. A entrada fica a cerca de 15 minutos de caminhada da Feira, a pouco menos de 1 km.

Para quem quer fugir de escaladas ou trilhas extensas e mesmo assim intercalar a feira com o turismo do local, o Borboletário e o horto municipal Carlos Guinle ficam ambos juntos, a cinco minutos de carro da praça, ou 2,5 km. Para quem busca um museu cultural, a 1,4 km ou 4 minutos de carro, fica a Casa de Cultura Adolpho Bloch, com galeria de exposições, teatro, auditório, sala de dança e ateliê.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Teresópolis

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade