Continua após publicidade

Estados brasileiros divulgam novas rotas turísticas na ABAV Expo

Veja comunidades e destinos para incluir nos roteiros por Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Goiás

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 7 fev 2024, 11h28 - Publicado em 4 out 2023, 18h01
O Sebrae Goiás está trabalhando para que os visitantes conheçam as comunidades quilombolas do entorno da Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante (Naiane Cascardo/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo reuniu entre os dias 27 e 29 de setembro mais de dois mil expositores. Dentre elas, representantes de estados brasileiros que aproveitaram o evento para divulgar novas rotas turísticas criadas em parceria com o Sebrae. Veja alguns destaques a seguir:

Tocantins – Rota Quilombola do Jalapão

A Rota Quilombola do Jalapão compreende as comunidades de Mumbuca, Prata e Rio Novo. A primeira, considerada pioneira na produção de artesanato com capim dourado, coloca o visitante em contato com esses artesãos e com os saberes populares sobre plantas medicinais. Mas ali também acontecem atividades de aventura, como trilhas e boia cross. Prata, por sua vez, promove degustações de cachaça artesanal, café adoçado com rapadura e visita a fervedouros e cachoeiras. Já Rio Novo se destaca pela história: ali surgiram os primeiros quilombos da região e o local foi escolhido por Pablo Escobar para fabricação de cocaína. O acesso também promete ser cheio de aventuras: do aeroporto de Palmas, são 100km de estrada asfaltada e mais 500km de estrada de chão.

Rio Grande do Norte – Geoparque Seridó

Não é só o Piauí que detém pinturas rupestres. Na região centro-sul do Rio Grande do Norte, a 180km da capital Natal, o Geoparque Seridó abriga o Sítio Arqueológico Xiquexique, com desenhos de mais de nove mil anos de idade. O complexo, que abrange os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, também é recortado por trilhas que passam por formações rochosas de até dois bilhões de anos. A região foi cenário para as gravações do filme Bacurau (2019). O site do geoparque traz informações completas para conhecer o destino.

Rio de Janeiro – Roteiro Pequena África

O Roteiro Pequena África explora uma área da zona portuária do Rio de Janeiro que abriga os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, ocupados por uma população majoritariamente negra. Dentre uma porção de bares charmosos, os destaques da região são o Cais do Valongo, o Cemitério dos Pretos Novos e a Pedra do Sal – locais que estão historicamente ligados ao tráfico de escravizados, à diáspora africana e ao nascimento do samba. Diversas organizações fazem tours guiados pela Pequena África, como a Conectando Territórios e a Etnias.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Conectando Territorios (@conectandoterritorios)

Goiás – Rota Quilombola Kalunga Engenho II

O maior território de descendentes quilombolas do Brasil fica no município goiano de Cavalcante, ao norte da Chapada dos Veadeiros. O lugar já é muito conhecido pela Cachoeira Santa Bárbara, mas o Sebrae Goiás tem trabalhado no turismo de base comunitária para fazer com que o visitante conheça também essas comunidades locais, que compõem o Sítio Histórico Patrimônio Cultural Kalunga. Uma delas, o Engenho II, possui um centro de visitantes e vende produtos feitos no local. Saiba mais sobre a rota aqui.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade