Continua após publicidade

10 destinos no Brasil para viajar nos feriados de novembro

Proclamação da República e Consciência Negra são oportunidades de fazer viagens de curta duração – ou emendar

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 16 out 2024, 22h01 - Publicado em 15 out 2024, 12h00

Depois de dois feriados “perdidos” por caírem em sábados – o Dia de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro e o Dia de Finados em 2 de novembro – vem aí o tão esperado feriado prolongado da Proclamação da República, que será na sexta-feira do dia 15 de novembro.

De quebra, a quarta-feira do dia 20 de novembro será Dia da Consciência Negra, que se tornou um feriado nacional. Para quem tem flexibilidade ou folgas para tirar, trata-se de uma ótima oportunidade de emendar um feriado no outro e fazer uma viagem de até seis dias de duração.

Em novembro, a primavera tende a ser chuvosa na maior parte do Brasil. A região Nordeste é exceção e, por isso, destaque nesse período: não faltam destinos com tempo firme e temperaturas altas, condições perfeitas para pegar praia.

Veja, a seguir, destinos em boa época e na medida para conhecer em três a seis dias:

1. Fortaleza, Ceará

O clima quente e seco convida a curtir as areias de Fortaleza – especialmente a Praia do Futuro, com as suas mega barracas. Ainda que nem sempre estejam próprias para banho, também são points a Praia do Meireles, ótima para fazer caminhadas e a Praia de Iracema, que concentra bares e casas noturnas no calçadão. Nessa última, acabou de ser reinaugurada a Ponte dos Ingleses. Às praias se somam atrações culturais e gastronômicas, como o Theatro José de Alencar, o Dragão do Mar, o Mercado Central e o Mercado dos Peixes. Confira ainda opções de Airbnb em Fortaleza.

Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará
Praia do Futuro, em Fortaleza (Jade Queiroz - MTUR/Flickr)

2. Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara pode ser uma opção para quem conseguir uma folga de pelo menos quatro dias. Até janeiro, o destino está vivendo a sua alta temporada, com bons ventos para a prática de kitesurfe. Quem não pratica o esporte também aproveita as praias e os passeios em 4×4 até dunas e lagoas. Veja um guia completo do destino e uma lista de casas e apartamentos para alugar no Airbnb.

Continua após a publicidade
Pedra Furada, Jericoacoara, Ceará, Brasil
A Pedra Furada é o cartão-postal de Jericoacoara (Aziz Ary Neto/Getty Images)

3. Natal, Rio Grande do Norte

Dunas, recifes de coral e mar em tons de azul caracterizam o litoral de Natal. Uma de suas principais praias, Ponta Negra, está em situação de emergência por conta do avanço do mar e aumento da erosão do Morro do Careca. Mas há outras no perímetro urbano, como a Praia do Forte, que guarda o Forte dos Reis Magos. Veja oito opções de praias em Natal e arredores. Além disso, a capital é base para conhecer outras atrações potiguares, como a Praia de Genipabu e o Cajueiro de Pirangi. Outro passeio, menos conhecido, leva para as piscinas naturais na nascente do Rio Catolé, em uma paisagem que pode lembrar até os fervedouros do Jalapão. Confira apartamentos em Natal para alugar no Airbnb.

Forte dos Reis Magos, Natal, Rio Grande do Norte
Forte dos Reis Magos, em Natal (Vlademir Alexandre/MTur/Flickr)

4. João Pessoa, Paraíba

João Pessoa é uma das capitais mais antigas do Brasil, por isso vale reservar pelo menos meio dia para conhecer o seu centro histórico, onde uma das principais atrações é o conjunto barroco do Centro Cultural São Francisco. A ocupação da orla é mais recente e chama atenção pela ausência de espigões (os prédios possuem no máximo quatro andares), além do mar de águas calminhas: confira sete praias imperdíveis. Ao entardecer, o Mercado de Artesanato Paraibano e a Feira de Artesanato de Tambaú têm todo tipo de souvenir. Para se hospedar, a principal novidade hoteleira é o BA’RA Hotel, mas há também boas opções de apartamentos vista mar para alugar no Airbnb. A capital paraibana pode ser base para conhecer as bonitas praias de Conde em um passeio de bate e volta. Veja um guia completo de João Pessoa.

Praia do Bessa, João Pessoa, Paraíba
Praia do Bessa, em João Pessoa (Cacio Murilo/MTur Destinos/Flickr)
Continua após a publicidade

5. Recife e Olinda, Pernambuco

Recife tem vasto cardápio de atrações culturais, em especial nos arredores do Marco Zero. Mas isso não significa que você não vá dar um mergulho no mar: respeitando as medidas de segurança por conta dos tubarões, a Praia de Boa Viagem é uma ótima opção, de águas azuis e quentinhas. Colada em Recife está Olinda, com um centro histórico cheio de casarões seculares, igrejas lindas e ateliês. Veja um guia completo de Recife e outro de Olinda, além de uma seleção de apartamentos para alugar na Praia de Boa Viagem.

Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco
Praia de Boa Viagem, em Recife (Portal da Copa/ME/Wikimedia Commons)

6. Porto de Galinhas, Pernambuco

A cerca de 60km de Recife, Porto de Galinhas é outra opção de destino pernambucano: tem praias com recifes de corais, passeios de bugue e resorts. Na Praia de Muro Alto, mais ao norte, a hospedagem mais luxuosa do pedaço é o Nannai, com bangalôs suspensos sobre piscinas privativas. A preços mais acessíveis, não faltam acomodações em condomínios incríveis ou com área de lazer a poucos metros do mar para alugar. Veja um guia completo de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas, Pernambuco
Praia de Porto de Galinhas (Jobosco/Wikimedia Commons)

7. Costa do Sauípe, Bahia

Ao norte de Salvador, o Costa do Sauípe é um dos maiores resorts de praia do Brasil e funciona em regime all-inclusive. O mar em frente ao hotel é agitado, mas não faltam atividades no complexo, que vão de piscinas e quadras esportivas a uma espécie de vila cenográfica, onde acontecem apresentações de música ao vivo e uma festa junina que dura o ano inteiro. Veja como é se hospedar no Costa do Sauípe.

Continua após a publicidade
Costa do Sauípe, Bahia, Brasil
Vista aérea do Costa do Sauípe (//Divulgação)

8. Praia do Forte, Bahia

Outra opção ao norte de Salvador é a Praia do Forte, que combina vila charmosa, boa estrutura hoteleira e uma bonita praia com recifes de corais. A atração mais famosa é sem dúvida o Projeto Tamar, que estuda e protege as tartarugas-marinhas. Confira um guia completo da Praia do Forte. Dentre as opções de resorts na região está o Tivoli Ecoresort: veja como é se hospedar por lá.

Praia do Forte, Bahia, Brasil
Praia do Forte, na Bahia (Gonzalo Azumendi/Getty Images)

9. Serra da Mantiqueira, São Paulo e Minas Gerais

Como os destinos de praia do Sudeste já começam a registrar mais chuvas em novembro, uma alternativa pode ser escapar para os destinos da Serra da Mantiqueira, onde a precipitação não atrapalha tanto assim. Já estará mais quente, mas as noites continuam frias. Para quem mora em São Paulo, uma vantagem é poder ir de carro para destinos paulistas como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier. Na fazenda do Azeite Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal, é possível fazer um tour pelos olivais, com direito a degustação de azeite. Também fazem parte da região Gonçalves e Monte Verde, já no Sul de Minas Gerais. Hospedagens rústicas e super românticas são uma marca registrada da região – confira opções em Gonçalves, Monte Verde e no interior de São Paulo

Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí, São Paulo
Pedra do Baú é cartão-postal de São Bento do Sapucaí (Bruno L Wagner/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

10. Balneário Camboriú, Santa Catarina

No Sul do Brasil, Balneário Camboriú começa a se preparar para a alta temporada com temperaturas mais elevadas. As chances de chuva também aumentam ligeiramente, mas as precipitações costumam ser passageiras. A grande vantagem é que o destino não costuma estar cheio como no auge da temporada de verão. Veja um guia completo de Balneário Camboriú com dicas de praias e atrações indoor e uma lista de casas e apartamentos para alugar no Airbnb.

FG Big Wheel, Balneário Camboriú, Santa Catarina
Roda-gigante na Barra Norte de Balneário Camboriú (Hildo Junior/FG Big Wheel/Divulgação)

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade
Publicidade