Continua após publicidade

Aéreas já podem vender passagens para Porto Alegre

Aeroporto Salgado Filho terá suas operações retomadas gradualmente a partir de outubro

Por Da Redação
18 ago 2024, 18h00
Nesta segunda-feira (8), a Fraport, empresa que administra o Salgado Filho, em Porto Alegre, anunciou que o embarque e desembarque de passageiros voltará a ser realizado no aeroporto a partir de 15 de julho. Os voos, porém, permanecem na Base Aérea de Canoas, para onde os passageiros serão transportados de ônibus. Até o momento, o processamento de passageiros e controle de segurança estão sendo feitos no ParkShopping Canoas. O retorno da operação no aeroporto ocorrerá em partes do terminal de passageiros (pisos 2 e 3) que não foram afetadas pela enchente em maio. Para embarcar, o acesso ao terminal de passageiros deverá ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2, e a entrada será pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem será feito na área do check-in internacional. Depois, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. O ambiente terá sinalização indicando como chegar aos ônibus que levarão à Base Aérea de Canoas. Quem desembarcar na Base, será transportado ao Aeroporto Salgado Filho, onde irá retirar suas bagagens. Não é permitido se deslocar diretamente até a Base ou sair de lá sem acompanhamento das equipes da Fraport e da companhia aérea. O terminal de passageiros funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto três horas antes do seu voo e o processo de embarque se encerrará 1h30 antes do voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
 (Fraport Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade

O Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre voltará a receber voos comerciais em breve. A retomada gradual se dará a partir do dia 21 de outubro com 128 voos diários. A expectativa é que o aeroporto volte a operar em 100% de sua capacidade a partir de 16 de dezembro.  Com essas datas em vista, o Ministério de Portos e Aeroportos autorizou em 9 de agosto a retomada de venda de passagens aéreas que tem o Salgado Filho com ponto de origem ou destino. 

O aeroporto de Porto Alegre está fechado para operações aéreas desde às fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado no último mês de abril, e que deixaram a pista do aeroporto submersa por 23 dias. A capacidade do terminal de receber aeronaves foi declarada pela Fraport Brasil na primeira semana de agosto. Responsável pelas operações no local, a concessionária retomou as obras necessárias para o funcionamento pleno e seguro das operações.

Além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto. A fase 1, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída. Na fase 2, prevista para encerrar em outubro, será feita a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.

A fase 3 de recuperação terá início no mês de outubro nas áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Assim, não haverá interferência na operação de pousos e decolagens do aeroporto. Nessa etapa, está prevista a recuperação de 1,2 mil metros quadrados de extensão (equivalente a 53 mil metros quadrados) da pista de pousa e decolagem.

Continua após a publicidade

Também será feita a fresagem do pavimento, preparando-o para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista de pouso e decolagem, além das taxiways e pátio de aeronaves, fundamentais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.

O aeroporto Salgado Filho reabriu no dia 3 de agosto os serviços de embarque e desembarque de passageiros. Desde então, os procedimentos de processamento de passageiros e controle de segurança passaram a ser realizados no sítio aeroportuário. Até outubro deste ano, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas, aberto em maio para operações comerciais.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade