Continua após publicidade

Colisão de aviões em Congonhas: o que pode ter causado o incidente?

Especialista aponta que falha na posição de estacionamento de um dos aviões pode ter causado a colisão

Por Valentina Bressan
Atualizado em 1 ago 2024, 10h32 - Publicado em 1 ago 2024, 10h00
colisao-avioes-congonhas
Colisão danificou cauda de avião "mal estacionado" em Congonhas (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Uma colisão entre dois aviões no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (SP), causou o cancelamento de dois voos na última segunda-feira (29). O avião da Gol já tinha passageiros embarcados e estava prestes a decolar para Florianópolis, mas ninguém ficou ferido.

As aeronaves passaram por processos de revisão estruturais.

O que aconteceu?

O incidente ocorreu por volta das 17 horas entre as aeronaves A319, da Latam, e o 737 Max, da Gol. No momento da colisão, o avião da Latam havia pousado após partir do Rio de Janeiro, e fazia taxiamento na pista em direção ao portão.

A ponta da asa esquerda do voo da Latam colidiu com a cauda do 737 Max da Gol, que estava estacionado. Os passageiros foram transferidos para outros voos. A Latam cancelou dois outros voos, entre São Paulo e Curitiba.

Segundo a Aena, empresa concessionária do aeroporto, os aviões colidiram por uma falha no “pushback”, processo que usa equipamentos para deslocar a aeronave parada até o ponto em que ela possa seguir com meios próprios.

Continua após a publicidade

Especialista aponta possível motivo para colisão

Nas redes sociais, o mecânico de aviões e piloto privado Lito Sousa (@lito, no Instagram), apontou uma possibilidade de causa para a colisão entre as duas aeronaves.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lito Sousa (@lito)

Segundo o especialista, uma falha pode ter ocorrido no estacionamento da aeronave da Gol, o Boeing 737 Max.

Como apontado em uma gravação da pista, o avião da Gol estava posicionado de forma que a cauda ultrapassava a faixa de limite para posicionamento. Ou seja, o problema teria sido principalmente ocasionado por uma falha evitável no estacionamento desta aeronave.

Continua após a publicidade

O A319 da Latam precisou adotar um caminho mais próximo dos aviões parados porque teve que desviar de outra aeronave na pista. Com o caminho alternativo, o A319 acabou colidindo com a traseira do Boeing “mal estacionado”.

“Uma investigação precisa descobrir por que o avião estava naquela posição”, disse Lito Sousa em vídeo publicado no Instagram.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade