Continua após publicidade

Cataratas do Iguaçu: vazão acima do normal interdita passarelas

O volume de água nove vezes maior do que o normal também obrigou a suspensão dos passeios de barco

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 17 out 2022, 16h29 - Publicado em 13 out 2022, 11h27
Cataratas do Iguaçu, Paraná, Brasil
Registro das Cataratas do Iguaçu no dia 12 de outubro. (Edison Emerson/Cataratas do Iguaçu/Reprodução)
Continua após publicidade

Atualização: As passarelas e os mirantes do Parque Nacional do Iguaçu foram reabertos no sábado (15).

As fortes chuvas que atingem a região de Foz do Iguaçu fizeram com que a vazão de água das Cataratas do Iguaçu batesse recorde: foram 13,7 milhões de litros por segundo durante o feriado de 12 de outubro. Para efeito de comparação, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) considera como sendo normal um fluxo de 1,5 milhão de litro por segundo.

O Parque Nacional do Iguaçu continua aberto para visitação, mas as passarelas e os mirantes mais próximos às quedas, incluindo o que dá acesso à Garganta do Diabo, foram interditados. Os passeios opcionais de barco do Macuco Safári também estão suspensos. A situação se repete no Parque Nacional Iguazú, no lado argentino das cataratas: o complexo está funcionando, mas os visitantes não podem acessar algumas passarelas. 

A Defesa Civil informou que 23 cidades do oeste e do sudoeste do Paraná foram afetadas pelos temporais que estão sendo registrados desde segunda-feira (10). Estima-se que 428 casas foram danificadas, 1.149 pessoas estão desalojadas e duas crianças estão desaparecidas em Pato Branco. Equipes de Bombeiros estão trabalhando para minimizar os impactos dos alagamentos.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Foz do Iguaçu

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade